Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Escola Paulista de Restauro se alia ao MuBE e oferece nova programação de cursos a partir de junho
Em junho a Escola Paulista de Restauro, que conta com o apoio da Associação Viva o Centro, inicia uma nova série de cursos voltados ao restauro de edificações tombadas ou não pelo patrimônio histórico. A grade decorre de parceria recém-estabelecida entre essa instituição de ensino e o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). Os cursos serão realizados a partir de junho e as inscrições já estão abertas. Veja a seguir:
Fontes de recursos para execução de restauro (Luis Cesar Corazza)
1. Recursos da Administração Pública (com licitação ou dispensa de licitação) 2. Mecenato 3. Doação (definição do Ministério da Cultura) 4. Patrocínio (definição do Ministério da Cultura) 5. Condomínio 6. BNDES ? Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 7. CFDD ? Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos 8. Bancos, Agências e Instituições O curso abordará também Leis de Incentivo à Cultura e Renúncia Fiscal, nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal ? São Paulo).
Data: 10/06, terça-feira Horário: 9h às 11h
Restauro arquitetônico ? pesquisa cromática (Katia Regina Magri e Sidney José Fischer)
A pesquisa cromática é uma prática que, por meio de sondagens, permite resgatar as repinturas, revelando as tonalidades, os tipos de tinta e as técnicas aplicadas em diversos elementos arquitetônicos. Tem por objetivo a determinação dos tons cromáticos e originais do edifício e dos elementos ornamentais nele existentes, através da execução de prospecções. O resgate da concepção original de um edifício, no âmbito da preservação cultural, permite-nos conservar um documento que, de certa forma, representa as idéias, padrões estéticos e até mesmo a ideologia vigente na época de sua elaboração e construção.
Data: 14/06, sábado Horário: 9h às 17h
Metodologia de projeto de restauro para bens de interesse histórico (Ana Marta Ditolvo Outeda Jorge)
O curso será ministrado por técnicos da empresa Companhia de Restauro ? coordenado pela arquiteta Ana Marta Ditolvo. Seu objetivo é instrumentalizar profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, artes e história, para atuação na área de restauração do patrimônio histórico.
Datas: 17/06 e 19/06, terça e quinta-feira Horário: 9h30 às 13h30
Princípios teóricos da restauração (Dilene Zaparoli)
- Modalidades de Intervenção (O patrimônio como forma de comunicação social, econômica e política; Patrimônio cultural e ambiental; Patrimônio - uma questão de valor. O que preservar? Por que preservar? Como preservar?) - Patrimônios materiais, imateriais, ecológicos, ambientais, iconográficos. - Conceitos de memória, história, documento monumento: materiais da memória. - Panorama Geral sobre as intervenções em edificações pré-existentes. - Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. - O Processo Histórico do Conceito de Bem Cultural e Ambiental: da tutela.
Datas: 30/06 e 01/07, segunda e terça-feira Horário: 9h às 17h
Inscrições
www.escolapaulistaderestauro.com.br
Companhia de Restauro - Rua Mauá, 836, casa 33, Luz, São Paulo-SP
|