Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Este mês tem eleição nas Ações Locais.
O Centro de São Paulo vai às urnas todo ano para eleger as Diretorias e Conselhos Fiscais das Ações Locais existentes na área. Na quinta-feira (5/10), a Associação Viva o Centro realizou a reunião preparatória às Eleições Gerais das Ações Locais 2006, com distribuição de material de campanha e esclarecimentos para o sucesso de mais este pleito democrático. As Eleições estão marcadas para 18/10, no saguão do Shopping Light.
O encontro foi realizado no Auditório do Sindicato dos Contabilistas, na Praça Ramos de Azevedo, com a presença do superintendente geral da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, e Teresinha Santana, da Coordenação de Apoio às Ações Locais. Na primeira parte, depois de uma apresentação enxuta sobre os preparativos às Eleições, Ramos de Almeida frisou a importância do comparecimento às urnas como forma de dar legitimidade a cada Ação Local como porta-voz da coletividade de cada rua e praça do Centro para encaminhar reivindicações e propostas de melhorias locais ao poder público.
O superintendente da Viva o Centro lembrou que, para facilitar ao eleitor, no verso da convocação para as Eleições, encaminhada a cada filiado de Ação Local nos últimos dias, foram estampadas a área de atuação do núcleo e a respectiva lista de candidatos. ?O sócio-titular que não puder comparecer deve solicitar sua substituição ao suplente. Importante é não deixar de votar?, afirmou.
Este ano devem ir às urnas de 41 a 45 Ações Locais, com cerca de 3.000 associados-eleitores. Estão inscritos 627 candidatos, podendo chegar a 670 até o dia da eleição, caso as Ações Locais Rua Direita, Francisca Miquelina, Ipiranga II e Marconi finalizem seus processos de reorganização, o que está por dias.
O superintendente da Viva o Centro pediu atenção na hora de votar pois há alteração no número de votos que cada eleitor deverá fazer este ano: são quatro (4) para diretores e dois (2) para membros do Conselho Fiscal.
Ampliação
De ano para ano o interesse pelas eleições aumenta, prova de que a comunidade do Centro está cada vez mais participante e, a partir de suas ruas e praças, quer intervir e alcançar o melhor para a região. Metade do total dos presentes ao encontro da quinta-feira era composta de novos participantes de Ações Locais. É gente nova chegando para engrossar o processo de requalificação do Centro, com uma atuação pontual pelo lugar onde mora e/ou trabalha. A realização anual de eleições, segundo Ramos de Almeida, é altamente positiva nesse sentido. ?É um momento de intensa divulgação do trabalho das Ações Locais e de recebimento de novos filiados?, ressaltou.
Uma das metas da Viva o Centro para 2007 é constituir 57 novas Ações Locais, totalizando 100 na área central. Essas 57 novas Ações Locais deverão reunir perto de 1.600 associados. As novas unidades devem ser criadas nas regiões do Glicério, Nova Luz, Liberdade, um trecho da Vila Buarque e um trecho da 25 de Março. Na seqüência os presentes foram informados do calendário para as próximas atividades relativas às Eleições.
Próximas atividades
O ponto alto do cronograma é, sem dúvida, o Dias das Eleições Gerais das Ações Locais, no Shopping Light, à Rua Xavier de Toledo, 23, das 9h às 19h. Até lá, cada Ação Local deve realizar pelo menos uma reunião com todos os seus associados para que os candidatos possam apresentar suas idéias e debater propostas. O objetivo dessa reunião é proporcionar ainda mais consistência e credibilidade ao processo eleitoral e, aos eleitos, mais força para levar adiante as reivindicações das pessoas que irão representar.
No dia seguinte ao das Eleições, 19/10, terá início a apuração, às 15h, na Associação Viva o Centro. O resultado das Eleições será disponibilizado no site da Viva o Centro na quarta-feira, 25/10.
No começo de novembro, 7/11, uma terça-feira, haverá a primeira reunião das Diretorias Eleitas para distribuição dos cargos entre os diretores. A solenidade de posse, novamente no Auditório do Sindicato dos Contabilistas, está marcada para 21/11, outra terça-feira.
?A expectativa é de que todos vocês, aqui presentes, divulguem as eleições e lembrem os associados de suas Ações Locais para votar?, disse o superintendente da Viva o Centro. ?Para saber quem são os candidatos de cada Ação Local, e também todos os seus associados, é só acessar as listas no site www.vivaocentro.org.br. E vamos às urnas?, convocou Ramos de Almeida.
|