Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Estudo do Sinaenco elege Praça Ramos
entre as três melhores da cidade
O Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco/SP) promoveu um amplo estudo sobre o estado das praças públicas da cidade de São Paulo nos meses de maio, junho e julho. Os resultados não são muito animadores de modo geral: 82% das praças paulistanas apresentam algum tipo de problema. Já o Centro tem o que comemorar: a Praça Ramos de Azevedo está entre as três melhores da cidade, ao lado da Alfredo Egydio de Souza Aranha, no Bairro do Jabaquara, na zona sul, e da Sílvio Romero, no Tatuapé, na zona leste.
O estudo abrangeu praças de todas as regiões da cidade ? centro, norte, sul, leste e oeste ? e apontou irregularidades em itens como áreas verdes (22,4%), parquinhos infantis (71,42%), acessibilidade/ calçamento (38,06% com problemas), iluminação (18,03% com problemas ? falta de iluminação ou outros), limpeza (33,89%), reciclagem (97,3% ? não têm coleta seletiva de lixo), lixeiras (72,6%) e construções/instalações (32,72% com problemas).
A Praça Ramos de Azevedo é um bom exemplo de como a parceria entre a iniciativa privada e o poder público podem alcançar excelentes resultados. Seus jardins são mantidos pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, e o conjunto escultórico em homenagem a Carlos Gomes, além da Fonte dos Desejos e o piso da praça foram restaurados pela Klabin ? ambas patrocinadoras da Associação Viva o Centro. A Associação Viva o Centro, por sinal, tem sido incansável na divulgação desse tipo de parceria, o que fez o exemplo da Ramos de Azevedo se expandir para outros logradouros do Centro: Praça D. José Gaspar, adotada pela Maringá Turismo; Praça Princesa Isabel e os canteiros da Avenida Rio Branco, pela Porto Seguro; Praça Álvaro Cardoso de Moura, pela Arlindo Flores dos Santos; canteiros da Avenida Paulista, pela Ameni Arquitetura; canteiros do Edifício Caetano de Campos, pela FDE; Praça do Carmo, pela Prodesp; a Praça Renato Martins Filho, pela Pearson Cotton Services; Praça Alberto Lion, pela Atlas Schindler Elevadores; Praça Torquato Tasso Neto, pela Rota Hotelaria; a Praça Antônio Cândido de Camargo, pela Aster Acelub; Praça Arquiteto Barry Parker, pela Cia. City; Praça Oswaldo Cruz, pelo Shopping Paulista; os canteiros das ruas João Teodoro e Dona Maria Paula, e os dos viadutos 9 de julho, Jacareí, Dona Paulina, pelo Seccional Jornalismo; Praça Ragueb Chofhi, pela Univinco; e os canteiros da Avenida São Luís, pelo Sindeprestem.
|