Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Ex-primeira dama ganha biografia
A vida da antropóloga e ex-primeira dama Ruth Cardoso ganhará páginas de um livro. Na terça feira (18/8), às 18h30, na livraria Cultura, a Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado (Fecap) e a Imprensa Oficial vão lançar ?O Livro de Ruth?, escrito por Margarida Cintra Gordinho.
Dividida em três partes, a publicação traz a vida pessoal de Ruth Cardoso, a sua dedicação na área de educação e os programas que desenvolveu quando era a primeira dama do país. O lançamento do livro traz ainda uma exposição de fotos inéditas.
Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), Ruth Cardoso trabalhou em instituições como a USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade Berkeley (Califórnia) e Universidade Columbia (Nova York).
Ruth Cardoso foi uma importante colaboradora da Viva o Centro. Ela participou diretamente da organização e direção de uma sessão especial do Seminário Internacional Centro XXI, realizado pela entidade em 1995, e preparatório ao último grande encontro global da ONU no século XX, o Habitat II. Em sua comunicação, reproduzida no livro ?O Centro das Metrópoles?, publicado pela Viva o Centro com a súmula do seminário, Ruth Cardoso comparece com uma reflexão de grande sensibilidade sobre o Centro enquanto ponto de encontro, de convívio e identidade.
De início, a antropóloga avisou a platéia de que olhava a cidade sob uma perspectiva ?diferente da dos urbanistas, dos administradores urbanos e dos arquitetos?. Seu olhar se debruçava sobre a diversidade étnica, social e cultural existente no Centro de São Paulo e gostaria que essa diversidade fosse respeitada sempre.
Serviço Livraria Cultura ? Espaço de Exposições Avenida Paulista, 2.073 ? Cerqueira César Tel.: (11) 3170-4033 Ter (18/8), às 18h30
|