Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Exposição com fotos de paisagem brasileira em cartaz no CCSP
A Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição Brasil e a Transformação da Paisagem, do dia 3/4 a 23/5, e leva ao público um recorte com 52 imagens da obra do fotógrafo sergipano José Caldas, reconhecido como um dos mais importantes documentaristas da natureza brasileira em atividade.
Viajar pelo interior do Brasil pode proporcionar experiências das mais variadas e revelar cenários e situações surpreendentes. Admirando as fotos expostas ? muitas delas em grandes formatos (até 2,7 metros de largura) ? essa sensação de imponência salta das paredes, somando-se a ela uma viagem no tempo, que reflete as transformações ocorridas em um período intenso e recente da história do Brasil, equivalente aos 20 anos de formação do acervo de José Caldas. O Brasil teve um percurso histórico muito predatório de seus recursos naturais, o que se intensificou com a ascenção de sua capacidade produtiva e realidade demográfica. Ao mesmo tempo, a consciência ambiental ganhou força com uma postura crítica frente ao uso indiscriminado das reservas naturais do planeta.
A forma que Caldas encontrou de se posicionar diante desse dilema histórico foi colecionar imagens e tecer com isso o mapa iconográfico de um Brasil particular. Seus registros focam a natureza e a presença humana no território, no que ele próprio prefere denominar ?documentação geográfica?. Retratos do que está em vias de extinção, do que é novo, do que merece ser preservado.
Expressar a visão do artista do que é emblemático de cada contexto, ou simplesmente de cenas expressivas que se apresentam à sua frente, sem explicação. Suas fotos são documentos que se agregam ao patrimônio de imagens da nação, não só pelo que documentam, mas por expressarem a visão do artista.
Ao alcançar a retina dos espectadores, as fotos de José Caldas são impregnadas de seus sentimentos. As curadoras ngela Magalhães e Nadja Peregrino definem a obra do artista ressaltando que ?não se detém num formalismo vazio e anacrônico. Ao contrário, o conteúdo estético alinha-se a uma preocupação ecológica e política conectada com suas próprias indagações existenciais. Não à toa, é um trabalho in progress que vem sendo realizado por mais de duas décadas, sem sinais visíveis de que tenha esgotado o interesse pelo assunto?
Sobre José Caldas: Fotógrafo especializado em natureza e documentação geográfica, desde 1989 viaja intensamente pelo Brasil. Tem publicados nove livros sobre diversas regiões e participou de mais seis com outros fotógrafos. Há também trabalhos publicados nas principais revistas e jornais brasileiros e fotos distribuídas internacionalmente. Participou de várias exposições nacionais e internacionais com temas ligados ao meio ambiente e cultura popular, com destaque para a recente individual A Presença, na Galeria do Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro. Presidente da AFNatura, Associação Brasileira de Fotografia de Natureza.
Ficha Técnica Curadoria: Angela Magalhães e Nadja Peregrino Realização: Editora Olhares e Len Comunicação e Branding Coordenação: Otávio Nazareth / Editora Olhares / Eduardo Len / Len Comunicação e Branding Direção de arte: Daniel Brito / Len Comunicação e Branding Projeto expositivo: Giovana Cruz / Len Comunicação e Branding Produção gráfica: Marcos França / Len Comunicação e Branding Marketing digital: Rui Gianolla / Agência Air Ampliações fotográficas: Labtec Molduras: Capricho
Serviço Caixa Cultural São Paulo Praça da Sé, 111 ? Centro Tel.: (11) 3321-4400 3/4 a 23/5 De ter a dom, das 9h às 21h Metrô Sé
|