Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +Se você mora no Jaçanã ou em qualquer outro ponto de São Paulo com certeza já cantou alguma música de Adoniran Barbosa. Guardado em caixas por anos a fio na Galeria do Rock, o acervo pessoal do sambista Adoniran Barbosa (1910-1982) ganha enfim a oportunidade de conhecer o público com a exposição TREM DAS 11 - UMA VIAGEM PELO MUNDO DE ADONIRAN, que abre hoje (24) no Farol Santander. São 2 andares dedicados a contar histórias e "causos" deste ilustre compositor, ator, músico, artesão e muitas outras habilidades, pois Adoniran era um artista múltiplo.
A exposição "Trem das 11 - Uma viagem pelo mundo de Adoniran", é uma experiência imersiva que narra a trajetória do sambista e sua relação com a cidade de São Paulo, como o centro, com a identificação dos edifícios históricos. O bairro marca o progresso e a transformação da cidade provinciana à megalópole cosmopolita, processo esse amplamente retratado na obra do artista, conhecido como o maior cronista de São Paulo: a voz da cidade.
A mostra conta com acervo pessoal e da família do artista, além de usar iconografia, filmes e arquivos de época que mostram como Adoniran Barbosa construiu sua carreira na música, no rádio, no cinema e na televisão, tornando-se um dos mais relevantes ícones culturais da cidade de São Paulo.
Foto: Werther Santana/ Estadão
Fotos inéditas, roteiros de rádio e novelas e objetos pessoais do compositor de "Saudosa Maloca" se espalham nos andares do prédio, além de sua coleção de chapéus e gravatas-borboleta - marcas registradas do sambista.
Os mais de cem itens foram organizados de forma a proporcionar não só um mergulho na obra do artista, mas também em sua vida pessoal e suas origens italianas.
A reprodução de uma estação de trem dos anos 1970 evoca o sucesso de "Trem das Onze", um de seus maiores sucessos. Varais de roupas com fotos e inscrições de partituras de suas músicas exaltam o caráter popular de suas canções.
Um dos destaques, no entanto, nada tem a ver com música. Adoniran produzia brinquedos em sua oficina particular, montada na garagem de casa, onde, nos anos 1960, ele criou um parque de diversões completo em miniatura, com roda gigante, carrossel e tobogã - agora às vistas do público.
SERVIÇO
"TREM DAS 11 - UMA VIAGEM PELO MUNDO DE ADONIRAN"
A exposição acontece de 24 de julho a 30 de dezembro.
Local: Farol Santander (Rua João Brícola,24, Centro)
Horários: Terça a Sábado das 9h00 às
20h00
Domingo das 9h00 às 19h00
Ingressos: R$ 20. Site da Ingresso
Rápido
Classificação: Livre
Meia Entrada: Estudantes, Maiores de 60 anos, Professores da Rede Pública Municipal e Estadual de São Paulo e Pessoas com Deficiência.