Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Expresso Tiradentes entra em fase de testes
Por Wellington Alves
Começaram na segunda-feira (9/10) os testes no primeiro trecho do Expresso Tiradentes, que vai do Terminal Mercado, no Parque D. Pedro, ao Sacomã. Antigo Fura-Fila e Paulistão, o novo corredor de ônibus será inaugurado oficialmente em janeiro de 2007 e deve beneficiar cerca de 25 mil usuários de início. Os testes irão até dezembro, quando estarão concluídas as seis primeiras estações. As obras completas, ligando o Parque Dom Pedro a Cidade Tiradentes, devem ficar prontas no final de 2008.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que o Expresso Tiradentes será o maior corredor da cidade e ?é um sonho que virou realidade?. Para ele, a utilização do Terminal Mercado ? uma antiga obra que o metrô havia abandonado ? vem ao encontro de uma série de medidas que a Prefeitura tem planejado para requalificar o Parque Dom Pedro, como a demolição do Viaduto Diário Popular, a implantação do Museu da Criança e a recuperação do Edifício São Vito.
Perspectivas
Quando concluído em 2008, o corredor diminuirá em mais da metade o tempo gasto entre a Cidade Tiradentes e o Parque Dom Pedro, no Centro da cidade. O projeto ainda prevê a possibilidade de ultrapassagem em todas as paradas, para evitar a formação de filas de ônibus e agilizar as viagens.
De 1997 até 2004, o Expresso Tiradentes já havia consumido R$ 600 milhões dos cofres públicos. A expectativa é de que sejam repassados R$ 710 milhões até o final da gestão Kassab, incluindo 52% de fundos da Prefeitura e 48% vindos do Ministério das Cidades e do BNDES.
As seis primeiras plataformas do corredor Expresso serão: Terminal Mercado, Metrô Pedro II, Ana Néri, C.A. Ypiranga, Rua do Grito e Terminal Sacomã. Algumas delas, Ana Néri, Ypiranga e Rua do Grito, terão bicicletários. O Terminal Mercado está localizado junto ao Terminal Parque Dom Pedro II por uma passarela metálica. Os testes estão sendo feitos pela São Paulo Transportes (SP Trans) e incluem a análise dos procedimentos operacionais e de emergência, assim como o treinamento dos motoristas e cobradores.
Agora vai, mas antes...
?Eu pensei em derrubar (a obra) porque o estrago que estava sendo feito era muito grande?, confirmou o ex-prefeito de São Paulo e governador eleito do Estado, José Serra, sobre o momento em que assumiu a Prefeitura no ano passado. Ele disse que os esforços da SP Trans foram fundamentais para transformar o Expresso Tiradentes em algo benéfico para a população.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, o projeto foi requalificado, reduzirá o tráfego em direção à Zona Leste e será um incentivo às pessoas para não utilizar automóveis no deslocamento ao trabalho. Ele lembrou que as estações terão calçadas acessíveis aos portadores de deficiência física.
Em janeiro
A retomada das obras do primeiro trecho do Expresso Tiradentes custaram R$ 140 milhões aos cofres públicos. Dos oito quilômetros de extensão do corredor, cinco são em pista elevada e três sobre a parte canalizada do Rio Tamanduateí. Para o passageiro haverá três tipos de viagens: expressa (sem parada), semi-expressa (com duas paradas) e normal incluindo todas as paradas.
Os ônibus do Expresso têm sistema GPS, são monitorados por câmeras internas e na pista. Na viagem do Terminal Mercado ao Sacomã o usuário poderá perceber uma vista panorâmica de São Paulo em um ônibus com piso baixo, que facilita o acesso de deficientes, idosos e gestantes, com ar condicionado, já que não existe possibilidade de abrir a janela.
Das seis estações que começam a operar em janeiro, três permitirão a integração com outros transportes: na Estação Pedro II com a Linha 3 ? Vermelha do Metrô, no Ipiranga com a Linha D da CPTM e no Terminal Sacomã com as linhas de ônibus intermunicipais.
A Associação Viva o Centro recebeu no dia 21/9 o presidente da SP Trans, Ulrich Hoffmann, e o seu diretor de Projetos Especiais, José Expedito Prata, que apresentaram o projeto à coletividade da região central.
|