Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Fecomercio realiza Fórum Aquecimento Global ? Soluções Viáveis
Por Renata Cristina Pereira
Nesta segunda-feira (17/8), a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços, promoveu o Fórum Aquecimento Global ? Soluções Viáveis com o objetivo de discutir as soluções viáveis para reduzir os efeitos causados no planeta. O presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, Professor Jorge Goldemberg, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, o professor Akihiro Ikeda, e o coordenador para a área ambiental do Brasil do Banco Mundial, Mark Lundell, compuseram a mesa para discutir o assunto.
No final deste ano, os países precisam se reunir para assinar um acordo internacional com medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2°C. Muitas mobilizações estão acontecendo para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhagen, um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.
No Brasil, o município de São Paulo, já dispõe de algumas medidas para reduzir a emissão de poluentes, como, por exemplo, a determinação de que as novas edificações devem seguir um plano de eficiência energética e sustentabilidade ambiental, além da inspeção veicular, que visa diminuir a emissão de poluentes. O governo brasileiro também anunciou que vai reduzir o desmatamento da Amazônia, que é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo.
Segundo José Goldemberg, presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, conseguir utilizar a energia de maneira mais eficiente é o desafio para amenizar o problema ambiental. ?Isso é, o que precisa ser feito primeiramente, além de investir em produção de energias renováveis?, afirmou Goldemberg.
O Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins, falou sobre a ?Experiência da Cidade de São Paulo no Combate ao Aquecimento Global?. Segundo o secretário, a principal solução é desenvolver a eficiência energética e também diminuir a produção de lixo. ?Todos podem e devem ajudar. Da dona de casa ao Presidente da República, disse Martins.
O ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto não pode comparecer ao evento, e em seu lugar, o professor Akihiro Ikeda apresentou as políticas econômicas viáveis e os mecanismos de mercado. ?Nos últimos anos, a renda per capita cresceu mais do que a concentração de CO2, mesmo assim a concentração continua crescendo e essa é a grande preocupação do meio ambiente?, afirma. O Fórum ainda contou com a participação do coordenador para área ambiental do Brasil do Banco Mundia, Mark Lundell, que abordou as ?Políticas Internacionais e Programas de Incentivo?.
Cada cidadão tem o dever de preservar o meio ambiente contra os impactos ambientais. Atitudes simples podem fazer a diferença. A Associação Viva o Centro, titulada como entidade Ambientalista pelo Decreto nº 46.655/02, disponibiliza algumas dicas que podem ser adotadas no dia a dia.
-Reduza o consumo e o desperdício. -Economize energia e água. Reutilize objetos e materiais. -Uma embalagem pode servir para guardar outras coisas. -Recicle. Separe os materiais recicláveis e entregue aos coletores adequados; -Não jogue lixo nas ruas; o lixo jogado na rua vai acabar nos rios. -Imprima apenas o que for necessário; utilize o outro lado da folha.
|