Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +A edição deste ano convida paulistanos e turistas a se divertirem no Centro de São Paulo e em pontos estratégicos nas quatro regiões da cidade: Itaquerão, Praça do Campo Limpo, Parque da Juventude, Centro Esportivo Tietê e Chácara do Jockey, além dos espaços culturais da SMC, com atividades de todas as linguagens artísticas nos dias 19 e 20 de maio
A Virada Cultural de
2018 já tem data marcada. O evento, que promove
convivência em espaço público, convidando a população a aproveitar
mais a cidade de São Paulo e seus espaços culturais e de lazer por
meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares,
acontece a partir das 18h do dia 19 de maio e estende-se até as 18h
do dia 20 do mesmo mês. Neste ano, o evento conta com tablados
temáticos pelas ruas do Centro da cidade, que contemplam diversos
gêneros musicais, que vão do rock ao samba e de cultura popular aos
hits dos anos 1990. Entre as novidades deste ano, estão o parque de
diversões no Vale do Anhangabaú, que terá carrinho
bate-bate e roda gigante, e cinema ao ar livre na Rua XV de
Novembro.
Outra novidade desta edição é a presença de novos espaços públicos que receberão shows e atividades artísticas de várias linguagens e serão polos descentralizados. Estreiam nesta edição da Virada o Itaquerão, com programação voltada ao samba e pagode, e o Parque da Juventude, com uma programação bem eclética para toda a família.
A Chácara do Jockey, que foi um sucesso de público na edição passada, receberá uma programação jovem com Nação Zumbi no palco principal, Titica no Coreto e Pilantragi e Venga Venga! na área do pic nic, entre muitos outros nomes. O rapper Emicida, DJ Hum e o sambista Diogo Nogueira vão passar pela Praça do Campo Limpo. Já o Centro Esportivo Tietê contará com um palco gospel. As Casas de Cultura e bibliotecas de várias regiões da cidade também participarão da Virada com apresentações de diversas linguagens artísticas.
A região central de São Paulo também terá diversidade de gêneros: Largo do Arouche recebe as atrações que foram sucesso nos anos 1990. Entre os destaques estão Fat Family, às 11h, e Fernanda Abreu, às 15h, no domingo. O Anhangabaú terá uma homenagem ao programa do Chacrinha. Por lá, passarão nomes que foram lançados por este ícone da televisão brasileira. A dupla Jane e Herondy abre a programação às 18h de sábado. Na madrugada, o público vai poder se divertir com os sucessos de Léo Jaime, às 21h, Gretchen e Valesca Popuzada, à meia-noite, e Byafra, às 3h.
A Praça da República receberá com o tablado Queer a presença das drags Gloria Groove e Aretuza Lovi, entre outras artistas.
O Boulevard São João terá apresentação de cantores com sucessos de um disco marcante da sua carreira. Por lá passarão IRA!, que tocará "Vivendo e Não Aprendendo", de 1986, e Nação Zumbi, que interpreta o segundo disco da banda,"Afrociberdelia", de 1996.
A esquina da Rua Consolação com a Rua Xavier de Toledo será o ponto de partida dos cortejos que serão embalados pelo bloco Tarado Ni Você e o grupo É o Tchan, além de muitas outras atrações.
A Biblioteca Mário de Andrade terá uma programação de leituras dramáticas, intervenções, teatro e exibição de filme. Para abrir a programação, às 18h de sábado, a atriz Iara Jamra fará a leitura de "O Caderno Rosa de Lori Lamby", de Hilda Hilst, que será homenageada em várias atividades durante a Virada na BMA.
No Theatro Municipal de São Paulo, a Ópera La Traviata abre a programação no sábado, às 18h.
Japan House, SESC Paulista, Itaú Cultural, Centro Cultural SESI, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte de São Paulo e Instituto Cervantes são as instituições que integram a programação do corredor cultural da Avenida Paulista.
No Centro Cultural São Paulo, o Grupo Galpão apresenta o sarau literomusical "De tempo somos", dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones e criado para marcar a celebração dos 35 anos de existência da companhia. O trabalho reúne textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística, além de 25 canções do repertório musical do grupo. As apresentações acontecem no dia 19, às 21h, e no dia 20, às 20h.
Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no site www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br e www.cultura.prefeitura.sp.gov.br e está sujeita à alteração.