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Fura-Fila, ex-Paulistão, cresce 21 km e chega Expresso em Cidade Tiradentes

05/10/2006

 

Fura-Fila, ex-Paulistão, cresce 21 km e
chega Expresso em Cidade Tiradentes

 

Divulgação

Expresso Tiradentes no trecho compreendido entre o Parque D. Pedro II e o Sacomã

A Associação Viva o Centro recebe nesta quinta-feira (21/9), às 17h, o arquiteto José Expedicto Prata, diretor de Projetos Especiais da SPTrans para uma exposição especial à coletividade do Centro, profissionais e empresas do setor e à mídia em geral sobre o Expresso Tiradentes, corredor exclusivo de transporte coletivo que ligará o Centro de São Paulo ao Extremo Leste da cidade (Cidade Tiradentes), com cerca de 32 km de extensão.  Em outubro, começam os testes monitorados no trecho dos primeiros 8 km desse corredor, do Parque D. Pedro II ao Sacomã. O mesmo trecho deve entrar em operação comercial no começo de 2007. O evento, com a presença do presidente da SPTrans, Ulrich Hoffmann, é gratuito e  aberto ao público mediante inscrição. Em pauta: a questão ambiental, soluções de engenharia civil, a modelagem operacional e a tecnologia veicular.

 

Com essa ação, a Viva o Centro procura contribuir mais uma vez para que a população, entidades representantes da sociedade civil, empresas de transportes, profissionais do urbanismo e jornalistas tenham acesso a informações sobre a conclusão do novo equipamento de transporte da cidade, com um total de quase 32 km entre o Parque Dom Pedro II e Cidade Tiradentes, Iguatemi, São Rafael e São Mateus. José Expedicto Prata já foi dirigente do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), diretor de assuntos corporativos da Telefônica e chefe de gabinete do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta.

 

Vale lembrar o debate promovido em março de 2001 pela Associação Viva o Centro com especialistas em transportes e representantes do Poder Público, abordando os prós e contras do projeto e a conveniência ou não de continuar a implantá-lo.  Questões importantes à época eram a reduzida capacidade do sistema, a pequena extensão da linha, o aspecto desastroso da intervenção ao seccionar o tecido urbano com canaletas e vias segregadas, dividindo e isolando as regiões que atravessaria. A transcrição desse debate, na íntegra, está no site:
http://www.vivaocentro.org.br/publicacoes/urbs/urbs21.htm.

 

Serviço

Palestra SPTrans ? "Expresso Tiradentes"

Associação Viva o Centro 

Rua Líbero Badaró, 425, 4º andar

21/09, quinta-feira, às 17h

Inscrições gratuitas: 3106-8205 ou pelo e-mail: avc@vivaocentro.org.br

Metrô Anhangabaú ou Metrô São Bento

 

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