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Garagens subterrâneas no Centro ficam para 2009
Wellington Alves
O déficit de 5 mil vagas para carros no Centro deve começar a diminuir a partir de 2009. Entre as ?10 Propostas para o Centro?, carta enviada pela Associação Viva o Centro aos candidatos a prefeito em 2004, a entidade pedia a construção urgente de garagens subterrâneas. A Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) fez um processo de pré-qualificação de interessados em construir seis garagens subterrâneas no Centro neste ano, mas elas só deverão ficar prontas em 2009.
As áreas que a Emurb colocou a disposição para futuras garagens foram as praças Antonio Prado, João Mendes, Dom José Gaspar e Ramos de Azevedo, no Mercado da Cantareira e no Pátio do Colégio. ?A prioridade é construir nesses lugares, mas existem outras áreas de estudo, como o Largo do Paissandu, a Praça das Artes, quando for concluída, e o Largo São Francisco. Porém, é prematuro lançar outros editais sem terminar esses primeiro?, explica o diretor de Intervenções Urbanas da Emurb, Rubens Chamas.
A Emurb ainda não homologou os resultados do edital de pré-qualificação. ?Devemos divulgar essa informação em outubro. Em cada garagem se inscreveram entre 15 a 20 empresas, mas é provável que em cada uma delas apenas oito sejam pré-qualificadas?, lembra Chamas. O processo para construir as garagens subterrâneas não é rápido, mas atenderá cerca de 2.500 vagas quando concluído. ?A empresa tem que fazer um projeto, aprovar, construir o equipamento em um formato de concessão de 30 anos?, alerta o diretor.
O processo de construção das garagens ainda está na primeira etapa e as primeiras não deverão ser finalizadas antes de 2009. ?Até o final de 2007 lançaremos o edital de concessão, faremos uma análise e ao longo do primeiro semestre de 2008 divulgaremos as empresas vencedoras. Cada uma terá o prazo de 15 meses para construir as garagens subterrâneas.? Cada estacionamento terá cerca de 400 vagas, mas as seis garagens licitadas podem não ser construídas ao mesmo tempo ?Ainda não definimos na licitação se as obras deverão começar ao mesmo tempo?, explica Chamas.
Apesar da demora, o diretor da Emurb acredita que as garagens no Centro serão sustentáveis, diferentemente do que ocorre em outros locais da cidade. ?Estamos falando de garagens em equipamentos. A ociosidade, por exemplo, de uma no Mercadão será zero se for colocado Zona Azul no entorno. As garagens devem trazer retorno aos investidores?, aposta.
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