Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Grandes cidades querem participar da governança mundial ambiental

Grandes cidades querem participar da governança mundial ambiental

26/09/2007

03/06/11

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Grandes cidades querem participar da governança mundial ambiental

  

 A principal conclusão da Conferência da Rede C40, maior evento de sustentabilidade das grandes cidades do mundo, realizada em São Paulo de 31/5 a 3/6, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, foi sintetizada pelos participantes na Carta São Paulo. As grandes cidades querem participar da governança mundial ambiental. O documento irá para os membros da ONU que estarão no encontro Rio+20, marcado no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012.

A Carta São Paulo propõe que os países assumam metas ambiciosas de redução de gases de efeito estufa e que incentivem as cidades a implementar programas ambientais. O documento foi ratificado pelo prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, e Michael Bloomberg, prefeito de Nova Iorque e presidente da Rede C40. Os gestores municipais reivindicam dos governos nacionais e dos organismos internacionais mais oportunidades para assumir a liderança nas ações ambientais. A Rede C40 pede o reconhecimento como porta-voz oficial das megacidades comprometidas com a causa da sustentabilidade. É intenção, inclusive, organizar um evento paralelo ao Rio+20.

Participaram do C40 São Paulo Summit 16 prefeitos e 47 representantes de grandes metrópoles do mundo, entre as quais Paris, Barcelona, Rotterdam, Cidade do México, Lima e Houston. Foram 5 plenárias e 16 sessões, em que as cidades apresentaram iniciativas de sucesso para a conquista de um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Pela primeira vez na história da Rede C40 foram apresentados projetos nas áreas de saúde e educação.

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.