Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Grupo de Voluntários da SOS Mata Atlântica festeja 10º aniversário

Grupo de Voluntários da SOS Mata Atlântica festeja 10º aniversário

16/09/2009

31/07/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Grupo de Voluntários da SOS Mata Atlântica festeja 10º aniversário

 

Há exatos 10 anos, no dia 31 de julho de 1997, acontecia em Itu (SP) a primeira ação do Grupo de Voluntários da SOS Mata Atlântica. Desde então, os integrantes liderados pelo coordenador desta atividade na ONG, Beloyanis Monteiro, têm desenvolvido uma história recheada de sucesso, que se tornou referência no Brasil.

 

Regiões como Brasília (DF), Curitiba (PR), Paraty (RJ), Guarujá (SP), o Lagamar (SP) e São Paulo (SP) já foram palco de ações de protesto, sensibilização e educação ambiental capitaneadas pelas centenas de voluntários da Fundação. Com a missão de ?participar como agentes multiplicadores, mobilizando e sensibilizando a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente, fortalecer o exercício da cidadania e despertar para mudanças de valores?, pessoas das mais variadas profissões, idades e realidades têm unido esforços e conhecimentos para desenvolver programas como o Plantando Cidadania e difundir experiências como a do ?Modelo Colaborativo?.

 

?Seja ao contribuir para a mudança da realidade em escolas da periferia de São Paulo ou ao indicar posicionamentos para eleitores e candidatos nas eleições, nossos voluntários têm desempenhado um papel essencial para o avanço da cidadania sócio-ambiental e nos orgulhamos de ter esta força humana a favor da Mata Atlântica?, diz Mario Mantovani, diretor de Mobilização da Fundação.

 

Mas quem é o voluntário da SOS Mata Atlântica presente nas ações? Segundo Bellô, ?é aquele que entende a importância de ?fazer com? e não de ?fazer para?, engajado na transformação do ambiente a sua volta e não em ações filantrópicas. Seu papel é o do agente multiplicador que desperta nas pessoas a consciência de que são o centro de seu desenvolvimento e da qualidade de vida de sua comunidade?.

 

Há cerca de exatos 11 anos, também, a Associação Viva o Centro deu seu total apoio à campanha ?Respira São Paulo?, deflagrada pela Fundação SOS Mata Atlântica com o propósito de elaborar um ?mapa de risco ambiental? da Grande São Paulo, com a ajuda da própria população. A campanha consistia no monitoramento da poluição atmosférica na região metropolitana. Na época, cada Ação Local do Programa de Ações Locais da Viva o Centro recebeu 20 kits para se engajar na campanha, tendo o Centro de São Paulo como ambiente.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.