Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Inspetor da Polícia do Japão visita Base Comunitária no Centro

Inspetor da Polícia do Japão visita Base Comunitária no Centro

09/06/2010

27/08/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Inspetor da Polícia do Japão visita Base Comunitária no Centro

 

Por Renata Cristina Pereira

 

Renato Leary

Cap. Rita, Cap. Ronaldo, Sd. Dias, Sargento Jorge, Inspetor da Polícia Nacional do Japão, Masato Sono, e Cap. Sérgio

Na manhã desta sexta-feira (27/8), o inspetor da Polícia Nacional do Japão Masato Sono foi recebido pelo sargento PM Jorge, na Base de Segurança Comunitária da Praça Rotary, no Centro de São Paulo, para conhecer e fiscalizar a dinâmica das atividades do policiamento comunitário na região após a implantação do Sistema Koban usado no Japão.

 

O Sistema Koban foi implantado no Estado de São Paulo em 2005 e a Base de Segurança Comunitária da Praça Rotary, localizada na Vila Buarque, é uma das pioneiras em adotá-lo. Nessa base, houve um trabalho conjunto da PM e dos especialistas japoneses para adaptar o modelo à realidade da cultura brasileira, padronizando a escrituração, equipamentos, formas de abordagem e contato com a comunidade, incentivo ao desenvolvimento de outros projetos conjuntos e criação de canais de informação entre a polícia e a comunidade.

Renato Leary

Masato Sono circula por ruas servidas pela Base da Praça do Rotary, e aprova o trabalho que utiliza o Sistema Koban

Percorrendo ruas do entorno da base, o inspetor pôde observar a eficiência do sistema Koban difundida na região. Há poucas quadras de onde estavam, chegou aos PMs a notícia de que ladrões estavam assaltando com revólver de brinquedo. Rapidamente, uma viatura se deslocou e os policiais conseguiram autuar e prender os assaltantes.

Masato Sono questionou o sargento Jorge sobre a quantidade de moradores de rua que há na região e o sargento explicou que, quando foi iniciado o trabalho em 2005, eram 400 espalhados pelas ruas onde está localizada a Base. Hoje, com menos policiais, mas com em decorrência do trabalho conjunto com a comunidade, esse número caiu para apenas 10.

 

 

Renato Leary

Sargento Jorge acompanha Masato Sono em sua visita ao Centro

O sargento Jorge expôs para o inspetor o trabalho das Ações Locais da Associação Viva o Centro e como a atuação das mesmas contribui para melhorar a qualidade de vida na região. O inspetor avaliou de forma positiva todo o trabalho desenvolvido até agora e prometeu que, a cada ano, dois peritos vão visitar o Brasil para rever o andamento do Sistema Koban de Policiamento Comunitário no país.

 

 

Veja mais

Policiamento comunitário traz inspetor da Polícia do Japão ao Brasil

Japão e Brasil trocam experiências  em Polícia Comunitária com 11 estados

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.