Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Instituto Cultural Capobianco realiza mostra inédita da obra de

Instituto Cultural Capobianco realiza mostra inédita da obra de

25/08/2009

09/06/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Instituto Cultural Capobianco realiza mostra inédita da obra de Sinisterra

 

Com uma carreira de mais de 40 anos e 30 peças escritas, o dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra nunca teve um evento exclusivo sobre sua obra. O primeiro será no Centro de São Paulo, mais exatamente no Instituto Cultural Capobianco com â??Capobianco Mostra 70 anos Sinisterraâ?, desde terça-feira (8/6), com introdução ao autor com Fernando Peixoto e Georgette Fadel, seguida de leitura do texto Nhaque ou Sobre Piolhos e Atores, com Rodrigo Ramos e Paula Klein (Cia São Jorge de Variedades). A entrada é franca.

A programação, que vai até 27/6, abrange apresentações de peças de Sinisterra, leituras de texto, palestras e oficinas para dramaturgos e atores com o próprio dramaturgo, com a atriz e diretora brasileira radicada na Espanha Daniela De Vecchi, assistente de Sinisterra, e com a diretora brasileira Christianne Jatahy. O evento conta ainda com a presença de Marco Antonio Braz, Denise Weinberg, Alexandre Tenório, Lenise Pinheiro, Mauro Restiffe, entre outros. A idealização é do Instituto Capobianco e a curadoria é das atrizes Patrícia Gordo e Alejandra Sampaio.

â??Nunca antes no mundo havia sido feita uma mostra com obras dele. Sinisterra é um apaixonado pela América Latina e está muito feliz que essa primeira tenha acontecido aquiâ??, comenta Patrícia Gordo. Além da iniciativa inédita de reunir obras do autor, o projeto, através das leituras, traz ao público brasileiro um conteúdo em primeira mão: â??A grande maioria dos textos são inéditos, não disponíveis no País, e sem tradução para o portuguêsâ?, conta Alejandra Sampaio. Ela enfatiza, ainda, que não se trata de leituras tradicionais: â??São leituras experimentais e mais dinâmicas. Em alguns casos, como no da Cia. São Jorge, será apresentado o processo de um espetáculoâ?.

Segundo Fernanda Capobianco, diretora do Instituto e idealizadora do projeto, trata-se do início de uma parceria entre o Capobianco e o Projeto Arquipélago, que Sinisterra desenvolve atualmente em Madri, depois de ter criado em Barcelona o Teatro Fronteiriço (1977) e a Sala Beckett (1989): â??Estamos felizes em trazer o autor Sinisterra para São Paulo, acho importante este intercâmbio cultural em nossa cidade. E nossa parceria vai além da Mostra, o objetivo é fazer um intercâmbio cultural em nossos teatros. Acho maravilhosa a idéia de levar textos de autores brasileiros para a Espanha. Quem sabe comemorar 100 anos de Nelson Rodrigues láâ?.

 Confira a programação

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.