Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Instituto Histórico e Geográfico inaugura sua primeira biblioteca de acesso público

Instituto Histórico e Geográfico inaugura sua primeira biblioteca de acesso público

08/07/2005

Instituto Histórico e Geográfico inaugura sua primeira biblioteca de acesso público

 

Por Ana Paula Carvalho

 

"Memorial?32 ? Centro de Estudos José Celestino Bourroul"

O mais raro e completo acervo de livros e objetos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932, organizado pelo Dr. José Celestino Bourroul, foi doado pelos seus herdeiros ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Para abrigar o acervo foi criado no 4º andar do instituto, que fica à  Rua Benjamin Constant, 158 , no Centro de São Paulo, o ?Memorial?32 ? Centro de Estudos José Celestino Bourroul?, que é inaugurado neste sábado (9/7), às 17h30.

 

A reforma e adaptação do centro de estudos foi financiada pela própria família Bourroul. A biblioteca será a primeira do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo que permitirá o acesso público. Todas as outras existentes no prédio são restritas ao pessoal especializado.

 

Sobre a Revolução de 32 há trabalhos ainda não publicados, rascunhos, cadernetas de campo de combates, álbuns de materiais forjados para a campanha, recortes de jornais e listas de contribuições da época, etc. Há também no acervo o que de melhor se publicou sobre a história brasileira desde a colonização até os dias atuais, passando por biografias e perfis dos personagens mais destacados, polêmicos, esquecidos e marginalizados, que deixaram sua marca na história. Pilares da história colonial brasileira e paulista, genealogia e várias obras raríssimas da literatura brasileira do inicio do século XX.

 

Acervo sobre Revolução Constitucionalista de 1932

 

José Celestino Bourroul, falecido em março de 2004, foi engenheiro assistente do prefeito Prestes Maia entre os anos de 1961 e 1965. Sua víuva, Carbia Bourroul é a diretora do memorial'32 feito em sua homenagem no instituto.

 

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, fundado em 1894 por Leão Estevão Bourroul, Antônio de Toledo Piza e Domingos Jaguaribe, e hoje presidido pela Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias, tem como objetivo, juntamente com outras instituições paulistas, marcar a relevância do Estado de São Paulo na produção de cultura e valores históricos para o país.  A frase ?A história de São Paulo é a história do Brasil?, no primeiro volume da revista do instituto, é uma boa síntese do pensamento e do conhecimento produzidos nessa instituição.

 

Serviço

Rua Benjamin Constant, 158

Tel. 3104-5050 (no período da tarde)

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.