Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Jornada do Patrimônio chega a São Paulo em dezembro

Jornada do Patrimônio chega a São Paulo em dezembro

13/10/2015

O mês de dezembro será de festa para o patrimônio histórico de São Paulo e como não poderia deixar de ser, o Centro será o palco principal. Vem aí a 1ª Jornada do Patrimônio, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

Seguindo os moldes da Journée du Patrimoine, realizada em Paris desde 1983, o evento em São Paulo promoverá a história e a cultura da cidade. Durante os dois dias, os equipamentos públicos estarão abertos para visitação e contarão com atividades especiais relacionadas ao patrimônio. Os espaços privados (tombados ou não) pertencentes a pessoas físicas ou entidades e que tenham interesse histórico e cultural também podem participar.

Roteiros turísticos, palestras, workshops e apresentações artísticas também podem fazer parte do evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). 

Sendo a região da cidade com maior quantidade de equipamentos culturais, o Centro já se prepara para receber muitos visitantes e turistas. A Viva o Centro é uma das entidades que articula a participação desses espaços na Jornada do Patrimônio de forma a tornar a experiência do público ainda mais especial.

Os interessados em fazer parte desta festa devem acessar este  link  e preencher o formulário com sua proposta até dia 25 de outubro. A programação oficial será divulgada em novembro.

Deixe Seu Comentário:

2 Comentários

  1. Gravatar of lIlza Paula
    lIlza Paula Postado sexta-feira, 30 de outubro de 2015 às 12:22:56

    Adorei, quero participar deste tur, eu amo São Paulo

  2. Gravatar of Umberto Stival
    Umberto Stival Postado quinta-feira, 5 de novembro de 2015 às 10:41:51

    Estou no Brasil desde os 5 anos de idade, mais precisamente na cidade de São Paulo, nestes 64 anos de "paulistano" pude ver verdadeiras atrocidades com o Patrimônio Histórico desta cidade, que aprendi a amar e defender, em nome do progresso desenfreado, verdadeiras jóias foram destruídas, demolidas e abandonadas, desde palacetes a monumentos...
    Vê-se, hoje em dia, entulho; abandono; pichações horrorosas; barracas desumanas improvisadas nos canteiros, praças e terrenos baldios. Quando era pequeno havia duas "assustadoras" favelas: Klabim e Vila Prudente, hoje elas tomaram conta de toda a cidade e são aceitas com a maior naturalidade, apenas como fruto de uma migração desenfreada e não como falta de amor e orgulho pela nossa "Grande Casa" e isto por parte de autoridades e cidadãos eminentes ou comuns em geral.
    O lindo Patrimônio Histórico, de outrora, deve ser preservado a qualquer custo, caso contrário teremos, em breve futuro, a constituição de um "patrimônio histórico" como reflexo de uma situação caótica; decadente; desmoralizada; fétida; emporcalhada...
    AMEMOS NOSSA CIDADE. ISTO BASTA!

Gostou? Então compartilhe.