Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Já em circulação o Informe Viva o Centro 224
Por Ana Maria Ciccacio*
Chega nesta semana à coletividade do Centro de São Paulo, associados e colaboradores da Associação Viva o Centro, filiados às Ações Locais, autoridades e jornalistas, a edição de agosto do Informe Viva o Centro.
A boa notícia é que a Associação dá prosseguimento à sua vocação de animadora do debate urbanístico em alto nível. Em parceria com o jornal Valor Econômico e a Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura, deve trazer para o seminário Valor Econômico/Viva o Centro, que está sendo programado ainda para este ano, o casal de sociólogos Richard Sennett e Saskia Sassen, professores da London School of Economics, na Inglaterra, e, nos EUA, ele do Massachussetts Institute of Technology (MIT) e ela da Universidade de Chicago. Ambos são mundialmente famosos por seus estudos sobre as cidades na era da globalização
A edição inteira é permeada de informações sobre o intercâmbio com instituições do exterior dedicadas à elaboração de projetos para a melhoria da qualidade de vida no meio urbano. Julho, nesse sentido, foi um mês muito promissor. Estiveram visitando a Viva o Centro representantes da Times Square Alliance, do Instituto for Public Transportation and Development (ITDP), de Nova York; do MIT, sediado em Boston, e do renomado escritório europeu de arquitetura Jan Gehl Architects, de Copenhague. No momento negociam-se parcerias.
O Informe Viva o Centro também publica parte de uma longa entrevista concedida pela secretária de Relações Internacionais, Helena Maria Gasparian, e sua equipe, sobre a importância de São Paulo participar dos grandes fóruns mundiais sobre cidades, como o realizado em Johannesburgo. A íntegra dessa entrevista é reproduzida aqui, no informeOnLine (clique para ler).
A Viva o Centro confirma, ainda, a realização, em meados deste mês, de uma mesa redonda para debater a questão das garagens subterrâneas na região central. Nas páginas dedicadas às Ações Locais, estas cobram do poder público participação no debate sobre a revisão dos calçadões e, entre outras coisas, denunciam a violação de direitos da infância em pleno Largo São Francisco.
É fácil obter um exemplar do Informe Viva o Centro. Os participantes das Ações Locais têm dado inestimável apoio, colocando a publicação em locais de grande acesso público, como cafés e restaurantes, livrarias e papelarias, cartórios e centros culturais, bares e lanchonetes, sebos e bancas de jornais. Verifique neste site o ponto de distribuição, no Centro de São Paulo, mais próximo de sua casa ou trabalho. No total já são 66. É grátis.
Caso seu estabelecimento também se interesse em distribuir o informe entre em contato com a Viva o Centro pelos tels. 3242-3415 e 3398-5797.
*Ana Maria Ciccacio é editora executiva e jornalista responsável pelos boletins informeOnline e Informe Viva o Centro, além de Assessora de Imprensa da Associação Viva o Centro
|