Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Livro e exposição de fotos marcam
implementação do Museu da Cidade
A exposição de fotos do fotógrafo Benedito Junqueira Duarte, o B.J. Duarte (1910-1995) e o lançamento do livro "Caçador de Imagens", com trabalhos do fotógrafo das décadas de 1930, 1940 e 1950, na segunda-feira (27/8), marcaram a implementação do Museu da Cidade pela Prefeitura de São Paulo.
O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura reúne 11 casas históricas e busca dar visibilidade às coleções desses locais, como móveis, utensílios e objetos religiosos. As casas históricas são, no Centro, o Beco do Pinto, o Museu do Teatro Municipal, o Solar da Marquesa e a Casa nº 1, e nos bairros, a Capela Morumbi, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Casa do Grito, Casa do Bandeirante e Sítio Morrinhos.
O projeto também incluiu ações de preservação e difusão do acervo do Museu da Cidade ? cuja administração fica no Solar da Marquesa ? com quase 27 mil imagens digitalizadas e disponíveis em um banco de dados com consultas via internet. Ao todo, o acervo fotográfico do Museu possui mais de 700 mil imagens que retratam a Cidade e as transformações urbanas de São Paulo desde 1860.
"A Cidade precisa desse olhar sobre o seu passado, até para se compreender. Nada melhor do que olhar o passado para vislumbrar o futuro", comentou o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil.
O projeto do Museu da Cidade, que teve patrocínio da Petrobrás, incluiu ainda reformas nas casas históricas, que ganharam sistema de segurança e equipamentos para conservação dos documentos, como arquivos deslizantes, sistema de ar-condicionado e desumidificação. A próxima fase do projeto prevê a criação da Casa da Imagem, um espaço museológico a ser instalado na antiga Casa nº 1 por meio do qual a coleção fotográfica será exposta ao público.
|