Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Livro resgata histórias da primeira ferrovia paulista
A antiga ferrovia Vila Nova em Alto da Serra, atual Paranapiacaba, ganha uma belíssima homenagem de dois funcionários da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), o engenheiro mecânico, Moysés Lavander Júnior e o técnico eletrotécnico, Paulo Mendes, lançam neste sábado (20/8), a partir das 14h, no Memorial do Imigrante, na região central de São Paulo, o livro ?SPR Memórias de uma Inglesa?, que resgata a história dessa ferrovia, a primeira no Estado de São Paulo.
O livro é resultado de um intenso trabalho de pesquisa que durou três anos e meio. Os autores vasculharam documentos históricos, visitaram museus e entrevistaram ex-funcionários da antiga ferrovia.
Com mais de 500 ilustrações, a obra é dividida em seis capítulos: ?Necessidade e o Desafio da Serra do Mar?; ?1ª fase (1867-1895)?; ?2º fase (1895-1946)?; ?As Oficinas e o Material Rodante?; ?Além dos Trilhos? e ?As Conexões da São Paulo Railway?. Em um dos capítulos, os autores fazem todo o inventário da SPR, das mais de 200 locomotivas a vapor e mostram as características técnicas e aplicação de cada série, já que algumas eram específicas para trens de carga, outras para passageiros e outras ainda para manobras.
Para Lavander, a SPR foi a grande propulsora do desenvolvimento do Estado. ?Os ingleses trouxeram o know-how ferroviário para o país e a logística disponível alavancou São |