Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Lâmpadas a gás natural iluminam os jardins do Museu da Energia
Seis postes com lâmpadas a gás natural iluminam os jardim do Museu da Energia de São Paulo, no Centro da cidade. Esses fazem parte de um projeto tecnológico que consiste de um novo sistema automático de iluminação e aquecimento que permite o uso do gás natural canalizado diretamente na iluminação pública. Seu funcionamento é baseado no princípio do uso dos antigos lampiões aliado a modernas tecnologias de segurança e de controle de iluminação.
O projeto foi criado pela empresa de pesquisas CBTAG, no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (USP) e só foi realizável devido a parceria com a Fundação Energia e Saneamento e com o programa de pesquisa e desenvolvimento da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), que possibilitou à CBTAG adequar o sistema ao uso do gás natural canalizado, o que permitiu a instalação dos postes, sendo que desses, quatro são de 1920 e dois são contemporâneos, o que mostra que a tecnologia se aplica a diferentes designs com a mesma qualidade e eficiência.
Com propósito de demonstrar que há inúmeros usos possíveis para o gás natural, que é uma importante fonte de energia do Brasil, e, ao mesmo tempo, apresentar uma alternativa para a iluminação pública segura e eficiente o projeto possui um sistema que funciona sob baixa pressão, sendo que a nova lâmpada conta com dispositivos que interrompem a saída do gás na ausência de chama ou quando a temperatura atinge 90ºC.
Segundo o inventor do sistema e diretor geral da CBT |