Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Obra de Maria Bonomi na Estação Luz ganha livro
Uma das maiores artistas plásticas do país, Maria Bonomi, é homenageada nesta terça-feira (25/8), no Conjunto Nacional, às 17h, com o lançamento do livro ?Epopéia Paulista na Estação da Luz?, pela Editora Mandarim, que resgata todo o processo de construção da sua obra de arte exposta na passagem subterrânea que interliga as estações da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e do metrô, no Centro de São Paulo.
O trabalho, para estampar com arte todo um paredão de concreto de 3m de altura por 75m de comprimento, envolveu mil mãos, coordenadas pela gravadora-escultora Maria Bonomi. Os detalhes, desde a criação até a finalização desse mega-painel temático estão registradas no livro de 132 páginas, com desenhos, fotografias, textos críticos e documentos que reconstituem os caminhos que levaram a cidade de São Paulo a ganhar essa obra de arte
O livro ?Epopéia Paulista na Estação da Luz? é resultado de intenso trabalho do jornalista Marcos de Souza e da fotógrafa Sofia Mattos, na documentação das etapas da obra ao longo de dois anos e meio. Nele são explicados os processos de concepção dos esboços iniciais, as experiências com diversos tipos de matrizes e os testes com várias misturas de concreto.
Para a  concepção do painel foi desenvolvido um concreto branco com características especiais de resistência e fluidez que permitiu à artista trabalhar com cores fiéis, além de tornar-se necessário para que os traços e detalhes sutis da obra fossem transferidos com total fidelidade quando a matriz da xilogravura se converteu em molde para a concretagem.
Foram estampados no painel colorido da Estação Luz, que provavelmente é a maior obra de arte já produzida no Brasil, cerca de 700 objetos pinçados na  sessão de achados e perdidos da CPTM, entre os quais estão: guarda-chuvas, canetas, carteiras, brincos, bonés, colares, bolsas, cartas, sapatos, bengalas, blusas, chaveiros, livros.....   Serviço Avenida paulista, 2077 Loja 153 25/8, às 19h  |