Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Marysia Portinari traz o universo mágico do circo para o saguão do Altino Arantes
A artista plástica Marysia Portinari, sobrinha do consagrado pintor Cândido Portinari, traz para o Centro de São Paulo, mais exatamente ao Santander Cultural, no saguão do Edifício Altino Arantes, a mostra ?E o Circo Chegou!?. A partir desta terça (5/8), o público poderá conferir a exposição da artista.
O saguão do prédio, com pé direito de 16 metros, ganhou uma cenografia especial para a exposição. Inspirados na obra da escritora Raquel de Queiroz, que escreveu sobre a vida dos saltimbancos, além de histórias contadas por sua mãe, os 25 quadros inéditos de Marysia mostram o universo circense em cores suaves e traços leves. As obras retratam artistas como palhaços, malabaristas, mágicos e bailarinas.
Aos 71 anos, Marysia dedicou toda a sua vida à arte e já participou de mais de 30 exposições na Argentina, Estados Unidos, México, Espanha e Portugal, além do Brasil. Seus primeiros quadros datam de 1955, quando ela ainda estudava desenho e pintura com Waldemar da Costa e Flávio Mota. ?Meu tio é uma grande inspiração. Na verdade, cheguei a ter aulas com ele?, diz.
A série representa uma parte da evolução de seu trabalho. Marysia começou pintando cenas rurais, típicas do interior de São Paulo, onde nasceu. Mais tarde, ela retratou o universo infantil a partir de diversos tipos de brinquedos. Na década de 1990, passou a pintar o circo, que a levou à descoberta das formas geométricas ? elemento principal de sua fase atual. ?Pintei as primeiras formas nas roupas dos personagens do circo. Hoje, elas estão cada vez mais presentes em meus quadros.?
O Grupo Santander Banespa é um dos patrocinadores da Associação Viva o Centro e muito tem contribuído com o processo de recuperação do Centro de São Paulo.
Serviço ?E o Circo Chegou!? Santander Cultural ? Edifício Altino Arantes Rua João Brícola, 24 ? Centro De 5 a 29/8 Seg a sex, das 10h às 17h Grátis Metrô São Bento
|