Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Monumento mais antigo de São Paulo faz 192 anos neste 12/10

Monumento mais antigo de São Paulo faz 192 anos neste 12/10

11/09/2008

 

Monumento mais antigo de São Paulo
faz 192 anos neste 12/10

 

Fabio Mattos

Obelisco da Memória foi restaurado no final de 2005

Para falar do Obelisco da Memória o radialista Geraldo Nunes, do programa ?De Olho na Cidade?, convidou a presidente da Ação Local Ladeira da Memória, arquiteta Sidnéa de Souza Silva. A entrevista irá ao ar nesta quinta-feira (12/10), abrindo a programação da Rádio Eldorado AM 700 kHz, às 05h30 da manhã

 

Embora quem passe pelas escadarias da Ladeira da Memória, no Centro de São Paulo, nem se dê conta, está palmilhando um dos espaços mais antigos de São Paulo, do tempo em que os tropeiros e outros viajantes, vindos do sul e oeste do país, passavam pela cidade fundada pelos jesuítas sobre o nome de Paulo Apóstolo, a São Paulo de Piratininga, de proporções acanhadas, a qual ? quem poderia imaginar? ? viria a se tornar uma das maiores cidades do mundo. Entre outros destinos, os viajantes seguiam para Sorocaba, o que fez com que a Rua Quirino de Andrade, com origem na Ladeira da Memória recebesse outrora o nome de ?Estrada para Sorocaba?.

 

O Obelisco da Memória faz parte do conjunto escultórico da Memória, formado pelo Largo e Ladeira da Memória, além de uma vasca, que recebe a água de uma fonte e é resguardada por uma frondosa figueira centenária. O monumento foi projetado pelo engenheiro militar Daniel Pedro Müller e construído por mestre Vicentinho, em 1814. O conjunto escultórico fica junto ao Metrô Anhangabaú, sendo acessado tanto pela Rua Coronel Xavier de Toledo, como pelo Vale.

 

No final de 2004, o Obelisco da Memória foi adotado pelo Grupo Votorantim, CBA, presidido pelo Dr. Antonio Ermírio de Moraes, e entregue à população, completamente restaurado, em 13 de dezembro de 2005. A figueira passou a receber atenção especial dos agrônomos da Subprefeitura da Sé que, no começo deste mês de outubro de 2006, junto com a GCM procedeu ao desmonte das barracas de camelôs que atulhavam o espaço.

 

Os participantes da Ação Local Ladeira da Memória, uma das 41 Ações Locais coordenadas pela Associação Viva o Centro e organizadas por ruas e praças por melhor qualidade de vida no Centro, se sentem orgulhosos de atuar pela recuperação desse espaço significativo da cidade.

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.