Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Mostra inédita de Ferrigno se abre para o Brasil na Pinacoteca

Mostra inédita de Ferrigno se abre para o Brasil na Pinacoteca

24/06/2005

Mostra inédita de Ferrigno se abre para o Brasil na Pinacoteca

 

Uma viagem no tempo, as obras do italiano Antonio Ferrigno retratam São Paulo do final do século XIX e início do século XX. O artista viveu no país durante 12 anos, entre os anos de 1893 e 1905, e há exatos 100 anos voltou para sua terra natal, Salerno. Nesse período ficou praticamente esquecido entre os brasileiros, tendo a primeira mostra individual no Brasil somente agora. A exposição será inaugurada neste sábado (25/6), na Pinacoteca do Estado, no Centro de São Paulo.

 

 Divulgação

?Lavoura? (1903), do acervo do Museu Paulista da USP

A mostra reúne cerca de 70 obras desse viajante moderno de sentimento peculiar, que unia inspiração fantástica a fragmentos de realidade e de memória para compor suas telas. As obras de Ferrigno estiveram até então quase desconhecidas do público brasileiro, restritas a um pequeno número de estudiosos e colecionadores.

 

Do Centro de São Paulo, Ferrigno retratou em suas telas a Ladeira Porto Geral, a Rua 25 de Março, então uma via em que transitavam os carros de bois e lavadeiras que trabalhavam a beira-rio.

 

Várias paisagens da capital e do interior do Estado de São Paulo, inclusive uma belíssima série de 12 telas sobre o cultivo do café, estão na mostra. Feitas sob encomenda do Conde de Serra Negra, em 1900, essas pinturas foram expostas em Paris, como uma espécie de publicidade do café brasileiro.

 

 Divulgação

 ?A Colheita? (1903), acervo do Museu Paulista da USP

Realizada em parceria com a Associação dos Amigos da Arte de São Paulo  (Sociarte), sob curadoria de Ruth Sprung Tarasantchi, a mostra individual de Ferrigno integra a programação em comemoração ao centenário de fundação da Pinacoteca do Estado.

 

Serviço

Praça da Luz, 2

Tel. 3229-9844

Ter a dom, das 10 às 17h30

R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

Gratuita aos sábados

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.