Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Movimento Nossa São Paulo lança publicação "Plataforma Cidades Sustentáveis" na quarta (21/7)

Movimento Nossa São Paulo lança publicação "Plataforma Cidades Sustentáveis" na quarta (21/7)

08/06/2009

19/07/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Movimento Nossa São Paulo lança publicação ?Plataforma Cidades Sustentáveis? na quarta (21/7)

 

O Movimento Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (presente em cerca de 40 municípios do País), organizações apartidárias e interreligiosas da sociedade civil lançam na próxima quarta-feira (21/7), das 10h30 às 12h30, ?Plataforma Cidades Sustentáveis?, uma publicação que apresenta múltiplas práticas de sustentabilidade urbana em vigência em diversas cidades do mundo. O evento de lançamento do material em versões impressa e eletrônica será realizado no Teatro Anchieta-Sesc Consolação, na Rua Dr. Vila Nova, 245.

O objetivo é contribuir com o debate eleitoral e com os programas dos candidatos para as eleições deste ano, a fim de promover maior qualidade de vida nas regiões urbanas, onde vivem 85% dos brasileiros.

Na ocasião, será proposto aos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo presentes a assinatura de uma carta-compromisso para uma gestão pública fundada no desenvolvimento justo e sustentável nas cidades, baseado em experiências de sucesso já existentes em outras partes do planeta. Os candidatos poderão fazer uso da palavra por cerca de 10 minutos.

Entre as experiências abordadas na publicação há práticas sustentáveis em diversos temas, como energia e mobilidade. Um dos exemplos descritos é um programa de energia solar desenvolvido em uma cidade de 3 milhões de habitantes na China, que resultou em uma economia anual de 52.860 toneladas de C02.

Outros exemplos são os planos de mobilidade sustentável aplicados nas cidades das regiões de Lion (na França) e de Barcelona (na Espanha). As medidas implantadas nestas práticas se basearam na participação de diversos segmentos sociais, além dos governos locais, e trouxeram expressiva melhora na eficiência e cobertura do transporte público, assim como a ampliação do uso de veículos com energia limpa (bicicletas e bondes, por exemplo).

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.