Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Museu da Língua Portuguesa aberto até às 22h nesta terça (27/5)
Como toda última terça-feira do mês, o Museu da Língua Portuguesa estende seu horário até às 22h, para ampliar o acesso do público em horário diferenciado e mais confortável. Além d o público ter a oportunidade de conferir gratuitamente a exposição ?Japão Daqui?.
A exposição interativa presta homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, com o objetivo de levar os visitantes a interagir com as inúmeras instalações para descobrir por si só como ocorreu e o que resultou o intercâmbio de duas culturas tão diferentes como a brasileira e japonesa.
A mostra acontece por meio de grandes cilindros temáticos que funcionam como cabines para experiências interativas. Os cilindros são os seguintes:
Comida ? É uma grande mesa giratória de sabores, onde se poderá conhecer os ingredientes culinários trazidos pelos japoneses e já incorporados ao paladar brasileiro (acelga, maçã fuji, morango, mexerica poncã, pimenta do reino e até mesmo a uva-Itália). O visitante também saberá quais são os alimentos consumidos cotidianamente pelos descendentes de japoneses, como o nato (feijão fermentado) e o tsukemono (legumes em conserva).
Produtos Agrícolas - Utiliza tubos de ensaio para mostrar algumas espécies cultivadas pelos japoneses e que hoje fazem parte de nosso cardápio (cogumelos, pepino japonês, uva-verde e caqui).
Gestual - Por meio de um vídeo especialmente produzido para a mostra, demonstra quais são os movimentos mais comuns do cotidiano dos japoneses, como o jeito correto de se sentar, usar o hashi, comer sushi e sashimi e até de saborear macarrão fazendo barulho como no Japão. Jogos como o jó-kem-po e os diferentes ângulos em que o corpo deve ser curvado para cumprimentar uma pessoa, de acordo com a hierarquia que ocupa, também integram essa parte da mostra.
Karaokê - Um dos mais divertidos no qual o público pode cantar músicas brasileiras consagradas traduzidas para a língua japonesa, acompanhando as letras que aparecem em uma tela.
Pop - Um móbile de objetos exibe as manias japonesas que também se tornaram fenômenos no Brasil, como animes, mangás e gatos da sorte, entre tantas outros. Simultaneamente, uma tela de plasma exibe programas como o Japan Pop Show, exibido nos anos 80 no Brasil.
Youtube - Dá a oportunidade dos visitantes gravarem, em vídeo, depoimentos sobre o impacto da imigração japonesa em suas vidas. O resultado é armazenado diretamente na página www.youtube.com.br
A Árvore dos Desejos também será montada no Museu da Língua Portuguesa para celebrar a tradição japonesa de pendurar papeizinhos com pedidos em uma árvore de bambus, em comemoração ao Tanabata (Festival das Estrelas). Diz a lenda que uma princesa e um pastor foram transformados em estrelas localizadas em lados opostos da Via Láctea. Apenas uma vez por ano, no dia 7 de julho, ambos têm o direito de se encontrar ? mas apenas se conseguirem atender a todos os pedidos vindos da Terra. Segundo a mitologia japonesa, o casal é representado por estrelas que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: a Vega e a Altair.
Serviço Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/nº Tel.: 3326-0775 Ter (27/5), das 10h às 22h, sendo que a bilheteria fica aberta até às 21h R$ 4 e R$ 2 Metrô Luz
|