Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Museu de Arte Brasileira da FAAP traz fotos da família real belga no Brasil
A partir desta terça-feira (18/5), o Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a exposição "Visita da Família Real Belga ao Brasil - 1920". A mostra reúne fotografias e documentos da visita feita pelo rei Alberto, rainha Elisabeth e príncipe Leopoldo, em 1920, ao Rio de Janeiro, Teresópolis, Petrópolis, Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Ribeirão Preto e Santos, pertencentes a coleções brasileiras e belgas.
Além de ser o primeiro rei a visitar o Brasil, Alberto I desfrutava de grande prestígio, sendo conhecido como "Rei Herói" e "Rei Soldado", por ter permanecido na frente de batalha em companhia de seus soldados, defendendo parte do território belga durante a ocupação alemã na I Guerra Mundial. A rainha Elisabeth desempenhou as funções de enfermeira da Cruz Vermelha durante o período.
Os preparativos da cidade do Rio de Janeiro para receber o rei Alberto I foram intensos de maneira a apresentar aos monarcas uma cidade moderna. A imprensa da época cobriu tanto os preparativos quanto a extensa programação, que incluía recepções oficiais, festas populares, passeios a pontos turísticos, visitas a instituições culturais e científicas, eventos sociais e esportivos. Na ocasião, os passos da família real foram filmados e apresentados nos cinemas de diversas cidades brasileiras. Muitos debates surgiram em torno de questões relacionadas às homenagens prestadas a um monarca por republicanos e em relação à imagem do Brasil que seria apresentada ao rei.
Essa visita influenciou a moda, a música e a gastronomia do país, tanto que muitas cidades brasileiras lhes rendem homenagens, dando seus nomes a ruas e praças. Serão apresentadas 54 reproduções fotográficas feitas a partir de originais conservados em coleções brasileiras e principalmente nos arquivos do Palácio Real de Bruxelas. Várias dessas fotografias são de autoria da própria rainha Elisabeth. Serão também apresentadas as 350 imagens das 350 páginas ilustradas com vistas do Brasil, poemas, retratos, reproduções de obras de arte e dedicatórias, que o governo brasileiro ofereceu como recordação ao rei de sua visita ao Brasil.
Serviço Museu de Arte Brasileira ? FAAP Rua Alagoas, 903, Higienópolis Tel.: (11) 3662-7198 De 18/5 a 18/7, ter a sex, das 10h às 20h
|