Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Música une nações do Oriente Médio

Música une nações do Oriente Médio

12/08/2005

Música une nações do Oriente Médio

 

No próximo sábado (6/8), às 21h, a  Sala São Paulo, no Centro da cidade, recebe a West-Eastern Divan Orchestra sob regência do maestro argentino-israelense Daniel Barenboim, titular da Sinfônica de Chicago e da Staatsoper unter den Linden Berlim, para mais um espetáculo da Temporada Internacional 2005 desse importante equipamento cultural brasileiro.

 

No programa: ?Sinfonia Concertante para oboé, fagote e trompa, KV 297b?, de Mozart;  e ?Sinfonia nº 1?, de Mahler.              

 

A West-Eastern Divan Orchestra foi criada em 1999, em Weimar, por Barenboim e um de seus grandes amigos, o americano-palestino Edward Said, já falecido. Idealistas e visionários, artistas e intelectuais de grande prestígio, ambos acreditaram no poder de força da música ao fundar essa sinfônica com o objetivo de reunir num mesmo palco jovens estudantes de música entre 13 e 26 anos do Oriente Médio para provar que, por meio da música, povos antagônicos podem e conseguem superar suas desavenças, absorvendo o crescimento musical dentro de uma coletividade como um todo.

 

O conjunto sinfônico é composto por 78 jovens músicos libaneses, jordanianos, egípcios, palestinos e israelenses.

 

Pela Paz

 

Todavia, de acordo com seus dois idealizadores, a West-Eastern Divan não deverá ser considerada como um exercício político, e, sim, basicamente motivada pela música.  Para Said, ela é apolítica. Não pretende construir pontes. Trata-se apenas de um conjunto de pessoas inteligentes e coerentes, vivendo juntas.

 

O primeiro concerto da sinfônica aconteceu em Weimar, em 1999, pouco depois, no mesmo ano, cruzaram

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.