Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Na Estação da Luz, embarque noutra viagem
No Saguão 2 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, a partir de segunda-feira (15/8), os que circulam pelo sistema ferroviário e utilizam a integração físico-tarifária com o metrô poderão apreciar a exposição fotográfica ?Convite a uma outra viagem?, que reúne 14 painéis com trabalhos inéditos de nove artistas plásticos.
Sob curadoria e coordenação de Edgardo Arenas, a mostra vai retratar a integração dos transportes, no século XIX, no aspecto cultural. O lugar não poderia ser mais adequado, pois a Estação da Luz, onde se unem fisicamente CPTM e Metrô, surgiu de uma fusão de conhecimentos e hábitos culturais trazidos na bagagem dos ingleses, os responsáveis pelo projeto, no que se refere aos conceitos arquitetônicos, os materiais, informações e estilo de vida, que consolidaram seu papel no desenvolvimento da metrópole. Representando a confluência da fleuma britânica com o desvario paulistano, os artistas foram divididos em dois grupos, compostos por representantes de diferentes gerações.
Um deles reuniu quatro criadores experientes: Paulo Queiroz, Rafaele Resaffi, Marcos Spellato e Dani Tagen. Eles trabalharam livremente sobre a atualidade da Estação da Luz, refletindo sobre a reforma do local e seus envolvimentos, além da dinâmica atual do fluxo vertiginoso de um pólo de transporte público desse porte.
Outro grupo foi constituído por cinco artistas recém-formados: Leilah Costa, Sônia Cunliffe, Simões Barros, Fernando Tendolini e Anna Donadio. Os cinco, seguindo diretrizes próprias em termos de expressão, basearam-se, todavia, em aspectos históricos: o período em que a Estação da Luz começou a |