Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Nesta semana, dança e paisagem se fundem no Centro
Durante esta semana, a novidade nos calçadões do Centro será a presença de bailarinos em performances ao ar livre. Eles estarão pelas ruas, em prédios e diante de fachadas históricas, sobre andaimes e cordas e ainda contracenando com pessoas que circulam pelas vias. Está aberto ?Visões Urbanas ? Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas?, promovido pelo Sesc 24 de Maio, que recebe o apoio da Ação Local 24 de Maio, uma das 45 Ações Locais da Viva o Centro. As performances começaram nesta segunda e vão até sexta-feira (27/6).
O objetivo do festival é criar um diálogo entre o corpo e a cidade, tendo a dança como interlocutora. Participam grupos da Espanha, da França e do Brasil, que integram a rede informal de eventos ?Cidades que Dançam (CQD)?, fundada em Barcelon, em 1992. Essa rede relaciona atividades de 21 cidades que partilham a filosofia de que é mais fácil agrupar metrópoles do que países, utilizando a dança, uma expressão cultural universal por não ter a barreira do idioma, como veículo.
Os artistas estão usando andaimes, tirolesa, artistas-andarilhos e rapel, entre tantas outras técnicas que fundirão os prédios com a dança. Este tipo de apresentação pôde ser vista durante a Virada Cultural 2008, quando diversas trupes de teatro, dança e circo realizaram performances pelo Centro de São Paulo, como ir de bicicleta da Prefeitura ao Shopping Light sobre uma corda ou atravessar o Vale do Anhangabaú suspenso por um cabo de aço.
Para a realização desse evento, o Sesc procurou a Ação Local 24 de Maio para buscar a facilitação do contato com as galerias onde os bailarinos usarão para as apresentações, a instalação da equipe e também a divulgação.
Já houve apresentação com tirolesa e andaime, localizados na Galeria do Rock, no Shopping Light e no próprio Sesc 24 de Maio. Segundo o presidente da Ação Local 24 de Maio, Henrique César de Lima Araújo, ?esta iniciativa é maravilhosa, dá a sensação de liberdade e revigora as pessoas. Melhor que isso, só a Virada Cultural?. Ele ainda completa que com os desenvolvimentos artísticos aéreos, as pessoas prestam mais atenção aos prédios existentes. ?Isso valoriza a arquitetura do Centro?, diz.
Serviço Sesc 24 de Maio Rua Dom José de Barros, esquina com a 24 de Maio Tel.: 3224-8638
|