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No CCBB, ciclo de cinema de suspense e terror

27/06/2006

No CCBB, ciclo de cinema de suspense e terror

 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) estará promovendo desta quarta-feira (19/7) até o dia 30/7, o ciclo de filmes ?Alta Tensão ? Suspense e Terror no Cinema Contemporâneo?. Serão 10 títulos, quase todos inéditos, que trazem uma renovação de estilo para obras do gênero.

 

Os filmes apresentados serão:

 

?Wendigo?, de Larry Fessenden (EUA, 2001, DVD, cor, 91 min)

Um filme de baixo orçamento cujo resultado despertou a admiração unânime da crítica especializada. Um casal e um filho viajam para a fazenda de um amigo, mas uma cadeia de acidentes dá origem ao mito indígena Wendigo. Terceiro filme da trilogia de terror de Fessenden, também considerado até aqui como seu longa mais popular.

 

?A Tale of Two Sisters?, de Kim Ji-Woon (Coréia do Sul, 2003, 35mm, cor, 115 min)

Um dos exemplares mais bem-sucedidos do terror coreano atual, com os direitos já adquiridos para seu remake em Hollywood. Baseado numa história folclórica, trata dos segredos e fantasmas de uma família disfuncional. O destaque fica por conta da hábil narrativa de ?voltas e viradas?, ao estilo ?Os Outros? e ?Sexto Sentido?.

 

?Soft for Digging?, de JT Petty (EUA, 2001, 35mm, cor, 74 min)

São apenas três diálogos. Uma reciclagem de clichês de terror numa atmosfera de "sonhar acordado". Feito com custos reduzidos, foi o trabalho de conclusão do curso de cinema de JT Petty, que estreou como diretor com apenas 21 anos de idade.

 

?Harry Veio Para Ajudar?, de Dominik Moll (França, 2000, 35mm, cor, 117 min)

Legítimo herdeiro de Alfred Hitchcock, o filme do francês Dominik Moll oferece, num híbrido com Patricia Highsmith, sua versão para o psicopata que se aproxima de uma família, combinando humor fino com um realismo que torna ainda mais potente o efeito do suspense sobre o espectador.

 

?Following?, de Christopher Nolan (Inglaterra, 1998, DVD, PB, 69 min)

É a estréia de Christopher Nolan, o diretor e roteirista de ?Amnésia? e ?Batman              Begins?. Como não poderia deixar de ser, a aposta do filme - todo econômico em recursos - dá-se no roteiro feito de flashbacks e flashforwards, produzindo um suspense da melhor qualidade. Noir britânico, em preto e branco.

 

?The Unknown?, de Michael Hjorth (Suécia, 2002, 35mm, cor, 90 min)

Enquanto conduz uma pesquisa científica numa floresta, um grupo de cientistas se depara com algo desconhecido. Filme sueco atípico, é apontado como herdeiro bastardo dos filmes dogma dentro do gênero 'terror'. E a imprensa na Suécia garante que ?trata-se de um filme superior a ?A Bruxa de Blair?, em todos os sentidos?.

 

?Dealer?, de Benedek Fliegaug (Hungria, 2004, 35mm, cor, 160 min)

As 24 horas de vida de um traficante de drogas numa metrópole européia. Uma obra esparsa que envolve gradualmente o espectador no universo do macabro e assustador, sem nunca recorrer à violência explicita, apenas estendendo o tempo das tomadas até quase o limite do insuportável. O terror (psicológico) nasce das pequenas coisas a nossa volta, no nosso próprio dia-a-dia.

 

?Hotel?, de Jéssica Hausner (Áustria, 2004, 35mm, cor, 83 min)

Irene é contratada como recepcionista de um hotel quase inacessível nos Alpes austríacos. Ela descobre que está substituindo uma moça que desapareceu sem deixar vestígios. O filme recebe a influência do trabalho de Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock e até dos irmãos Grimm, resultando numa obra minimalista e perturbadora.

 

?Audition?, de Takashi Miike (Japão, 1999, 35mm, cor, 115 min)

Neste filme de grande impacto, um pacato viúvo envolve-se com uma misteriosa (e letal) mulher durante uma audição. Miike é dos maiores nomes do terror gore japonês, e aqui ele está em plena forma, com uma segunda metade do filme de violência explícita, atingindo em cheio o espectador que se habituou ao tom tranqüilo da outra metade.

 

?Something to Remind Me?, de Christian Petzold (Alemanha, 2001, 35mm, cor, 90 min)

Um suspense psicológico alemão com roteiro engenhoso e a direção sóbria de Petzold. Originalmente feito para TV, o resultado foi tão surpreendente que a companhia produtora financiou o lançamento do filme no circuito de festivais internacionais. Os admiradores afirmam: quanto menos se souber sobre o filme, melhor.

 

Serviço

Ciclo de cinema ?Alta Tensão ? Suspense e Terror no Cinema Contemporâneo?

19/7 à 30/7

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112, Centro

Informações: 3113-3651

Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) por sessão.

Cinepasse: (válido para todas as sessões da mostra): R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia-entrada).

 

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