Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
No Centro, debate sobre futuro do Minhocão
O Elevado Costa e Silva, conhecido como ?Minhocão?, sempre foi, e continua, muito polêmico. O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade filiada à AssociaçãoViva o Centro, promove em sua sede um Fórum de Debates sobre o assunto nesta quinta-feira (10/8), às 19h, no Centro de São Paulo. O moderador do encontro será Antonio Cláudio da Fonseca, diretor do IAB-SP. Para a Associação, o caminho é esse mesmo: debater a questão o máximo que se puder.
?O debate sobre o destino do Minhocão deve ser exaustivo e profundo?, tem dito o superintendente da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, em várias entrevistas concedidas à mídia sobre o assunto. ?Essa não é uma equação simples, porque o que se fizer agora terá impactos nas gerações futuras. São necessários estudos técnicos aprofundados, debates públicos, pesquisa com moradores e reuniões com ONGs e associações, para que, ao ser encontrada uma solução, ela consiga o consenso ou, pelo menos, tenha sido tão difundida e discutida que sua implementação não correrá o risco de ser criticada, porque tem respaldo democrático.?
Na primeira parte do evento haverá a exposição dos três projetos vencedores da última edição do Prêmio Prestes Maia (clique aqui para ver matéria publicada neste Informe OnLine), organizado pela Prefeitura de São Paulo, e que são de Juliana Corradini e José Alves, Fernando Ventura Gutierrez e Marcel Monacelli. Nos três destaca-se a idéia de não derrubar o Minhocão, mas aproveitar a estrutura existente fazendo aprimoramentos que o deixem mais utilizável pela população.
O IAB retirou seu apoio ao Prêmio Prestes Maia cerca de um mês antes da premiação. Alguns arquitetos por causa da ação do IAB não entregaram seus projetos para o concurso e irão também expor seus trabalhos. As autorias são dos arquitetos Anne Marie Sunmer, Ovídio Rotger Armelin, Marcio Kogan e Clóvis Cunha.
Na segunda parte do encontro, Heloísa Proença, ex-secretária de Planejamento; Luiz Laurent Bloch, técnico da Secretária de Planejamento; Cândido Malta C. Filho, arquiteto; e Miguel Pereira, diretor do Diretório Nacional do IAB, irão compor uma mesa redonda para discutir soluções práticas propostas para o Minhocão. Depois, será aberta uma plenária com participação livre a todos os presentes.
Serviço Fórum de Debates ?Elevado Costa e Silva ? Minhocão? 10/8, às 19h IAB-SP Auditório Eduardo Kneese de Mello Rua Bento de Freitas, 30 Telefone: 3259-6866 Entrada Gratuita
|