Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Já imaginou ver São Paulo de dentro para fora? E viajar por diversas praças do mundo e ainda analisar algumas da nossa cidade? Essas questões são respondidas com dois novos livros doados pela Editora Senac à Biblioteca da Viva o Centro, que abre ao público às sextas, das 9h30 às 12 e das 14h às 17h. Na correria paulistana habitual, diversas vezes as pessoas não percebem que passam, moram, trabalham ou estudam em verdadeiros símbolos arquitetônicos e da própria cidade de São Paulo, como a Catedral da Sé, o Edifício Viadutos e a Universidade Mackenzie. Para mostrar a história e imagens de importantes imóveis da cidade, o arquiteto Carlos Perrone fez o livro ?São Paulo por Dentro ? um Guia Panorâmico de Arquitetura?.
A obra é um retrato de espaços urbanos e ensina a ver São Paulo por um ângulo privilegiado. Saindo dos prédios e indo para o espaço público, o arquiteto Sun Alex apresenta em seu livro ?Projeto da Praça: Convívio e Exclusão no Espaço Público? um histórico da evolução da concepção de praças na Europa e nos Estados Unidos e analisa as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt, Liberdade, Santa Cecília e Júlio Prestes. Alex examina os obstáculos colocados para o uso dos espaços e aponta soluções para as possíveis recuperações e plena utilização pelos cidadãos, além de propor uma discussão de um problema urbano e contemporâneo, auxiliar os arquitetos e urbanistas e também a sociedade civil e refletir sobre a necessidade de assegurar o direito ao espaço de convivência pública.
|