Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Não esqueça de levar seu cão e gato para serem vacinados

Não esqueça de levar seu cão e gato para serem vacinados

27/08/2008

03/08/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Não esqueça de levar seu cão e gato para serem vacinados

 

Com a chegada do mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde promove, até o dia 16/8, a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos. Mais de 1.900 postos de vacinação fixos e volantes, que atendem das 9h às 17h, estão espalhados em todas as regiões da Cidade. Além da vacinação, será feita a distribuição de material informativo sobre a posse responsável e orientação sobre o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (Probem).

 

Para receber a vacina, os animais domésticos devem ter, no mínimo, três meses de vida. Eles não podem apresentar sinais de doença nem estar em recuperação de acidentes ou cirurgias. As fêmeas em período de gestação, no cio ou em fase de amamentação também podem ser imunizadas. Não é necessário apresentar documento do proprietário nem do animal. Quem comparecer receberá um comprovante, válido por um ano, necessário para a obtenção do Registro Geral Animal (RGA), que contém informações do bicho de estimação e do proprietário.

 

A raiva é uma doença transmissível, que se caracteriza pelo contágio direto, por meio de mordidas, arranhões e lambidas de qualquer animal infectado. O único meio de prevenir a ocorrência da doença é com a vacinação anual de cães e gatos. A relação dos postos, com locais e datas por região, pode ser consultada no site ou na Central de Atendimento e Informações da Prefeitura de São Paulo (156).

 

Dicas para o dia da vacinação:

 

-Cães dóceis devem estar com coleira e guia e ser conduzidos por pessoas que possam contê-los na hora de tomar a vacina; -Crianças não devem levar os animais para vacinar;

 

-Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou a outras pessoas;

 

-Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.