Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Obelisco do Largo da Memória é pichado
No começo de outubro a coletividade do Centro conquistou uma grande vitória com a retirada das barracas de ambulantes do Largo da Memória (veja matéria). O espaço, que ficou aberto para uso da população, foi novamente agredido no final do mesmo mês. O Obelisco do Piques, restaurado no final de 2005 pela Companhia Brasileira de Alumínio, do Grupo Votorantim, foi pichado.
O Obelisco é o monumento mais antigo da cidade com 192 anos, e foi executado pelo português Vicente Gomes Pereira, o ?Vicentinho?. A tradição popular conta que o Obelisco seria uma homenagem ao Governo Provisório da Província de São Paulo.
A Associação Viva o Centro incentiva a restauração de monumentos históricos e repudia radicalmente atitudes de vandalismo como esta no Largo da Memória, que denigrem marcos de São Paulo apenas para satisfazer o desejo de poucos. Quem ganha? Ninguém. A perda é do Centro, da cidade e de toda população.
Assim como outros monumentos de alto valor para a cidade de São Paulo, a Associação Viva o Centro defende que o Obelisco seja protegido de duas formas: por um gradil, que não precisa ser ostensivo, mas sinalize a proteção, e por vigilância nos três turnos no espaço. Essa combinação, que demonstra cuidado e reconhecimento pelo investimento feito no restauro, tem a força de coibir o vandalismo.
|