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Obras paradas no Viaduto Orlando Murgel podem ser retomadas
Ana Paula Carvalho
O Viaduto Orlando Murgel, localizado sobre as avenidas Rio Branco e Rudge, importante ligação entre a Zona Norte e o Centro de São Paulo, construído entre os anos de 1950 e 1969, está com as obras de recuperação estrutural paralisadas há cerca de dois anos, causando transtornos e pondo em risco a segurança dos que trafegam pelo local.
Uma das pistas do viaduto de 430 metros de extensão se acha interditada no sentido Marginal Tiête/Centro, enquanto pela outra transitam as duas mãos de direção. O Orlando Murgel, por onde circulam cerca de 3.400 veículos/hora, tem as defensas quebradas, pilares com armaduras expostas e apresenta infiltração de água nas juntas de destilação, onde cresce vegetação. As obras de recuperação do viaduto foram iniciadas na gestão municipal anterior, em 2002, mas apenas 34% delas foram executadas até agora.
Cerca de 270 pontes e 700 pontilhões espalhados pela capital paulista estão com a validade vencida, entre eles o Viaduto Orlando Murgel, por falta de manutenção, principal causa de problemas estruturais nesse tipo de construção. A capital investe anualmente na manutenção dessas obras, avaliadas em R$ 8 bilhões, apenas R$ 30 milhões por ano, sendo que, segundo avaliação do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), seriam |