Oficina e palestra gratuita sobre teatro na Caixa Cultural São Paulo
Na quarta-feira (7/7), o espetáculo ?Bravíssimo?, que terá a participação do ator Ricardo Guilherme, entra em cartaz na Caixa Cultural São Paulo. A peça tem como base as crônicas de Nelson Rodrigues, publicadas entre 1950 e 1970, nas quais o escritor analisa arquétipos de identidade do povo brasileiro. Na estreia, uma palestra e oficina teatral serão ministradas, gratuitamente, por Ricardo Guilherme para o público paulistano.
A palestra, que será das 14h às 16h, terá como tema ?A essência do Teatro Radical? e será apresentado o histórico do método e das referências teóricas que o embasam. Conceituação da inter-relação de ética, poética e estética. As vocações semiológicas e antropológicas do Teatro Radical. Os conceitos de radicalidade e radicalismo.
Já o tema da oficina, das 17h às 21h, será ?O Ator e o teatro radical? e serão abordados os seguintes assuntos:
- Fundamentos do Teatro Radical: histórico do método e das referências teóricas que o embasam.
- Conceituação da inter-relação de ética, poética e estética.
- As vocações semiológicas, antropológicas e dramáticas do Teatro Radical.
- Vocação antropológica: o mito e sua transculturalidade e trans-historicidade
(pan-brasilidade);
- Vocação semiológica: teatrocentrismo (radicalismo em relação a outros meios, ficcionalidade, efemeriadade, transdisciplinaridade do ator);
- Vocação dramática específica: o conflito geral, radical, ação fundamental que permeia a peça.
- Os conceitos de radicalidade e radicalismo.
Apresentação do método: etapas de desenvolvimento e aplicação que implicam os conceitos de: antonímia, arquétipo, axioma dialético, conflito radical, dialética corporal, locus, transculturalidade e transhistoricidade.
Sobre Ricardo Guilherme
Ricardo Guilherme é ator, diretor e dramaturgo nascido em Fortaleza (Ceará). Realizou mais de cem espetáculos em quase quarenta anos de atividade no Brasil e no exterior. No currículo de Ricardo destacam-se a ópera ?Bis? (peça baseada na obra de Nelson Rodrigues) e ?A Divina Comédia de Dante e Moacir? (ambas dirigidas por ele e encenadas no Sesc Ipiranga, em São Paulo), além de ?Valsa Nº 6? (1990); ?Sargento Getúlio? (1991); ?Flor de Obsessão? (1993); e a ?A Cantora Careca? (1994). Ricardo é fundador do Grupo Pesquisa (1978) e diretor do projeto ?Interlocução Teatral?, no Sesc Ceará e criou o Teatro Radical Brasileiro, método desenvolvido por ele em 1998.
Serviço
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 ? Grande Salão
Qua (7/7)
Palestra: das 14h às 16 h
Oficina: das 17h às 21 h
Inscrições Gratuitas: producaocultural@czproducoes.com.br
Grátis
Metrô Sé
|