Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Palestra sobre Mobilidade Urbana, na Viva o Centro
Circular pelo Centro ou pelo resto da cidade não é uma tarefa fácil para transeuntes, motoristas e passageiros. São Paulo teve um crescimento fenomenal no século passado, mas de que maneira foi encarada essa temática ao longo das décadas? Essa pergunta certamente será respondida na palestra ?As Redes de Mobilidade Urbana e as Transformações do Centro?, em 2/7, às 17h, na sede da Associação Viva o Centro, pelo o arquiteto e urbanista Renato Anelli. As inscrições estão abertas.
?A questão do deslocamento se tornou importante, principalmente depois do ex-prefeito Prestes Maia, que começou uma rede para reestruturar a cidade, reforçando o Centro e o ligando a periferia?, analisa Anelli, que destaca também a gestão do ex-prefeito José Vicente Faria Lima, que na segunda metade da década de 1960 começou a pensar São Paulo de forma metropolitana. ?Ele estruturou um modelo de grelha que cria um espaço de vias expressas, além de repensar os adensamentos com os núcleos e bairros, mais as estruturas lineares de urbanização próximas das linhas de metrô?.
Anelli acredita que a circulação é um problema que cresce progressivamente. ?Essa questão começou a ser discutida com o desenvolvimento das cidades. Ela envolve fatores importantes, além do deslocamento, como o tipo de solo, a identidade do local e o processo de verticalização?.
Para o arquiteto, ainda hoje estão sendo feitas intervenções importantes, mas que precisam de análise, como o Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2020. ?É necessário pensar e comparar as alternativas e o papel do Centro. As intervenções nas redes de transportes devem ser acompanhadas, em um primeiro momento, de ações de reurbanização?, alerta. A proposta de Anelli na palestra será fazer uma perspectiva histórica de todo esse processo.
Atualmente Anelli é professor da Universidade de São Paulo no campus São Carlos. Ele coordena a pesquisa ?Redes de Infra-estrutura Urbana como Estratégica Urbanística (São Paulo, 1960-1986)? e escreve artigos para o site www.vitruvius.com.br. O arquiteto fez mestrado em História na Unicamp, doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e foi secretário municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos, em São Carlos.
As inscrições, gratuitas, para as palestras podem ser feitas pelos telefones (11) 3556-8975 ou pelo e-mail eventos@vivaocentro.org.br.
Serviço Associação Viva o Centro Rua Líbero Badaró, 425, 4º andar Inscrições para palestra: Tel (11) 3556-8975 Grátis
|