Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Pedestres disputam com mercadorias as calçadas da Boa Vista

Pedestres disputam com mercadorias as calçadas da Boa Vista

03/02/2011

03/02/11

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Pedestres disputam com mercadorias as calçadas da Boa Vista

 

 

Renato Lery 

Descarga de mercadorias tomam calçadas e leito carroçável da Boa Vista, toda manhã

Caminhonetes e pequenos caminhões têm feito entregas aos restaurantes da Rua Boa Vista e entorno entre 7h e 9h30, horário de pico de circulação de pedestres, quando a maioria dos funcionários dos escritórios (incluindo os de vários órgãos públicos) e agências bancárias aí instalados está chegando para trabalhar.

 

As pessoas são obrigadas a disputar espaço com mercadorias nas calçadas estreitas ou caminhar pelo leito carroçável, correndo risco de atropelamento nessa que é a única via de acesso a veículos que vêem da Sé em direção à Rua Líbero Badaró.

"As placas da CET permitem estacionar e ninguém está desrespeitando a regra", observa o presidente da Ação Local Pátio do Colégio/Boa Vista, Carlos Antonio Barros de Moura. "Mas não seria o caso de rever o horário permitido para carga e descarga na Rua Boa Vista?", pergunta.

Duas alternativas são sugeridas pelo residente da Ação Local para resolver o problema: que a descarga seja feita mais cedo, entre 5h e 7h, ou depois das 19h, quando o fluxo de pedestres cai consideravelmente. "Poderíamos ouvir a comunidade a respeito", diz Moura.

Resposta da CET

Renato Lery 

Placa de sinalização da CET autoriza estacionar com cartão de zona azul, mas comunidade sugere que descarga seja feita antes das 7h e depois das 19h

A redação do informeOnLine Viva o Centro encaminhou o problema e a sugestão apresentados pela comunidade à CET. Segundo a Assessoria de Imprensa da empresa, para alterar o horário de carga e descarga na Rua Boa Vista seria "necessário um amplo debate entre todos os órgãos de representação do comércio e da comunidade local, visando a se chegar a uma proposta viável, sem prejuízo para a coletividade".

No entender da CET, o estacionamento regulamentado nas ruas que circundam o perímetro de calçadão na região central de São Paulo é, no momento, a única forma possível para a realização de carga e descarga para atender ao elevado número de estabelecimentos comerciais existentes na área.

A CET lembrou, ainda, que as placas de sinalização definem, além de horários permitidos ao estacionamento, o uso obrigatório de cartão de zona azul, para gerar maior rotatividade diante da forte demanda por estacionamento, sendo liberado o uso de cartão antes das 7h e depois das 19h. "A decisão fica a critério da rotina de funcionamento dos estabelecimentos comerciais."

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.