Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Petróleo é tema de livro e debate na Reitoria da Unesp

Petróleo é tema de livro e debate na Reitoria da Unesp

10/08/2007

30/06/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Petróleo é tema de livro e debate na Reitoria da Unesp

 

Divulgação

O ouro negro, disputado há tantos anos é o tema do livro ?Petróleo e Poder: o Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico?, de Igor Fuser, que será lançado nesta terça (1º/7), na Reitoria da Unesp e seguido com o debate ?A América Latina, a Crise da Hegemonia Norte-americana e o Dilema Global da Energia?. Todo o evento é aberto ao público.

 

O debate contará com as presenças de Luis Fernando Ayerbe, Carlos Eduardo Carvalho, Flavio Rocha de Oliveira e Igor Fuser, e também da participação dos alunos do curso de especialização em Negociações Econômicas Internacioanl, do Programa San Tiago Dantas.

 

No livro, Fuser oferece uma análise elucidativa dos significados econômicos e estratégicos do petróleo a partir do momento em que os Estados Unidos, após a 2ª Guerra, assumem a posição de superpotência.

 

O livro revela a notável continuidade da política norte-americana no Oriente Médio nos últimos 60 anos. A recente invasão do Iraque não foi, portanto, uma agressão localizada, mas uma ação coerente com a trajetória história dos EUS, independente de serem democratas ou republicanos a governarem o país.

 

O trabalho de Fuser também incorpora diversas referências conceituais à perspectiva história, resultado de sua atuação como pesquisador acadêmico em relações internacionais e da vivência profissional em diversões órgãos de imprensa.

 

A obra custa R$ 42, possui 256 páginas e pode ser adquirida pelo site da Editora Unesp ou por telefone.

A Editora Unesp é uma das associadas da Viva o Centro.

 

Serviço
Reitoria da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 ? 11º andar
Tel.: 3242-7171
Ter (1º/7), às 19h30
Grátis
www.editoraunesp.com.br
Metrô Anhangabaú

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.