Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Planeta Voluntário: Você pode fazer a diferença

Planeta Voluntário: Você pode fazer a diferença

21/08/2006

28/05/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Planeta Voluntário: Você pode fazer a diferença

 

Neste mês de maio foi lançado o Planeta Voluntário, site não governamental criado pelo empresário Marcio Aurélio Demari, da empresa Demari e Ferreira, com intuito de desenvolver a cultura do trabalho voluntário, auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda.

 

O maior portal de voluntários do Brasil espera cadastrar mais de 1 milhão de ONGs e instituições beneficentes, e do outro lado cadastrar mais de 10 milhões de voluntários para prestar serviço de melhor qualidade para quem precisa e buscar soluções para os assuntos relacionados com a pobreza, fome e poluição, questões visíveis onde vivemos.

 

A pobreza afeta a vida de 20 milhões de brasileiros. Dentre eles, as crianças que são perto de um terço do desenvolvimento do mundo. Precisamos alimentar o futuro, melhorar o acesso à educação, desenvolver oportunidades e transformar essa cruel realidade.

 

Você, sua empresa ou organização podem fazer a diferença e resgatar a dignidade daqueles que a perderam na injustiça social. Para ajudar, basta entrar no site e se cadastrar.

 

Relatórios da miséria no Planeta

 

Fome:

Todos os dias, mais de 850 milhões de pessoas vão se deitar com fome; dentre elas, 300 milhões são crianças. A cada cinco segundos, uma delas morre de fome. Todo ano no Planeta, morrem de fome cerca de 30 milhões de pessoas.

 

Água Potável:

Globalmente, ao longo das últimas décadas, a quantidade de água potável disponível tem diminuído dramaticamente.Há 1,6 bilhões de Km³ de água no mundo, mas, o que podemos beber é menos de 1% disso...

 

A poluição das águas mata hoje 2,2 milhões de pessoas por ano; mais de 75 % da reserva mundial de peixes é sobre-explorada; e o aumento no nível dos oceanos causado pelo aquecimento global pode deslocar dezenas de milhões de pessoas. Em 20 anos, mais de 60% da população mundial sofrerão com a escassez de água. Também segundo a ONU, na atualidade, mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água tratada.

 

Saneamento:

Quatro em cada 10 pessoas no mundo não têm acesso nem a uma simples latrina de fossa não asséptica, e são obrigadas a defecar a céu aberto. Aproximadamente 2 em cada 10 pessoas ? mais de 1 bilhão de pessoas ? não têm nenhuma fonte de água potável segura. 80% das internações hospitalares no mundo são devidas a doenças transmitidas pela água. Como consequência, 3.900 crianças morrem diariamente em razão desta crise humanitária, totalmente evitável, porém silenciosa.

 

Habitação:

Atualmente, 900 milhões de pessoas vivem em assentamentos precários (favelas e áreas de risco) em todo o mundo. A menos que a situação mude substancialmente, 1,5 bilhão de moradores de zonas urbanas serão favelados em 2020, o equivalente à população da China.  O Brasil terá 55 milhões de favelados, o que seria equivalente a 25% da população do país. Atualmente, quase 1 bilhão de pessoas ? um sexto da população mundial ? vivem em favelas.

 

Educação:

O Brasil tem atualmente cerca de 16 milhões de analfabetos, e metade desse número está concentrada em menos de 10% dos municípios do país. O planeta ainda conta com 780 milhões de analfabetos. No Brasil existem 16,295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples. Levando-se em conta o conceito de "analfabeto funcional", que inclui as pessoas com menos de quatro séries de estudo concluídas, o número salta para 33 milhões.

 

Aids:

No ano passado a Aids matou 3 milhões de pessoas, e outros 4,1 milhões foram infectados - mais de 8.000 por dia, e a doença hoje infecta 40 milhões, dos quais 25 milhões vivem no continente africano. Além disso, a epidemia deixou órfãos 15 milhões de crianças, mais de 500 mil crianças nasceram com o HIV, o vírus causador da Aids, no ano passado. Entre elas, cerca de 20 mil crianças brasileiras.

O número de mulheres infectadas com vírus HIV aumentou em 44% no país nos últimos dez anos. O uso de seringas contaminadas mata 1,3 milhões de pessoas por ano no mundo todo. Somente no Brasil existe atualmente mais de meio milhão de pessoas contaminadas com o vírus da AIDS, mas elas não sabem disso.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.