Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Plano turístico para o Centro é oficializado
Por Débora Rangel
Foi apresentado nesta quinta-feira (3/7) o Plano de Desenvolvimento Turístico do Centro de São Paulo, em cerimônia na Prefeitura. Junto com ele a SPTurismo lançou a nova sinalização indicativa de atrativos turísticos formatada segundo padrão internacional. A iniciativa do Plano partiu de uma proposta da Viva o Centro que, implementada pela municipalidade, com apoio de 6 universidades e das 45 Ações Locais.
Na solenidade, estavam o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho; o subprefeito da Sé, Amauri Pastorelo; o secretário adjunto municipal de Transportes, César Mecchi Morales; a diretora do Meio Ambiente, Projetos e Paisagem Urbana, da Emurb, Regina Monteiro; o superintendente da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida; e Toni Sando, do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Cooperação O setor do turismo é o maior gerador de renda e emprego no mundo, não sendo diferente em São Paulo. Para o presidente da SPTuris, o Plano só dará certo se a população, a iniciativa privada e o poder público trabalharem juntos para implementá-lo. ?Não adianta só a Prefeitura trabalhar se as outras pessoas não fizerem as próprias partes?, declarou. Para ele, o Centro é referência para a cidade de São Paulo.
O Centro de São Paulo não é apenas um local de negócios e compras, mas também de cultura, educação e turismo e necessita ser preservado. ?Recuperar o Centro é de interesse de toda a metrópole paulistana, pois é a região que dá marca e identidade à cidade?, diz Marco Antonio Ramos de Almeida. Segundo ele, o Centro já está pronto, só falta a população usufruir do que ele oferece.
Plano de ação O Plano Turístico para o Centro prevê:
Incentivar o aumento de produtos e roteiros de qualidade disponíveis na região;
Estabelecer um programa de melhoria da infra-estrutura que contemple ações de adequação do Centro para a operacionalização de roteiros turísticos;
Articular e incentivar a flexibilização de horário de funcionamento dos atrativos;
Implantar a sinalização turística considerando tanto a sugestão viária quanto a de pedestre;
Articular, junto com a iniciativa privada, a implantação de um ônibus turístico regular, desenvolvendo paralelamente uma solução paliativa até que se defina o investidor para o projeto definitivo;
Formatar novos produtos como roteiros temáticos acessíveis, ou que possam ser feitos a pé.
Nova sinalização
Junto com o Plano, e contido nele, as novas placas viárias indicativas dos atrativos turísticos no Centro, na cor marrom, seguem o padrão internacional e eram uma reivindicação antiga da Viva o Centro. Na maioria dos grandes centros de metrópoles esse tipo de sinalização facilita ao visitante encontrar museus, arquitetura tombada pelo patrimônio, templos, praças, teatros, cinemas e bibliotecas, entre outros equipamentos.
|