Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
População de rua é maior no Centro
Confirma-se a percepção dos participantes das Ações Locais da Viva o Centro: houve aumento de 4.960 pessoas em situação de rua de rua de 2000 a 2009, na cidade, segundo pesquisa da Fipe encomendada pela Prefeitura. E o Centro Histórico lidera o ranking dos distritos com maior número. São 1.570 na República e 1.195 na Sé. Em toda a cidade a pesquisa aponta 13.666, considerando os que dormem ao relento (moradores de rua) e em albergues (acolhidos). 66,9% dizem trabalhar. 37% admitem usar álcool; 9,7%, apenas drogas; e 27,7%, álcool e drogas.
Número de pessoas em
situação de rua, 2009, na cidade
No ano 2000 o total de moradores de rua era de 8.706, sendo 3.693 que pernoitavam em albergues ou abrigos e 5.013, nas ruas. Hoje, dos 13.666, pernoitam em equipamentos de acolhimento 7.099 e 6.587, nas ruas. O maior número de albergues está na Mooca e em Santa Cecília. 66,7% diz ter sofrido violência na rua. O quadro abaixo mostra a distribuição dos moradores de rua por distritos da área central. E o seguinte, os distritos com maior presença de acolhidos. Nesse último caso, os distritos República e Sé sequer figuram no ranking, apesar de registrarem o maior número de moradores de rua da cidade Resultados por distritos da Área Central
*Distritos da ?área centra? Distritos com maior presença de acolhidos |