Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Praça Ramos de Azevedo recebe restauro de monumentos históricos

Praça Ramos de Azevedo recebe restauro de monumentos históricos

14/12/2017

Após acordo de parceria entre a Prefeitura de São Paulo e empresários da comunidade italiana, através do Italia Per San Paolo (ITA), entidade do governo que apoia a atuação de companhias italianas em outros países, a área total no Vale do Anhangabaú de 4,5 mil metros quadrados foi completamente restaurada.

Monumentos como a Fonte dos Desejos, Giuseppe Verdi e O Guarani receberam restauro nos últimos meses. O investimento total é de R$ 3 milhões.

Durante o processo na limpeza, os monumentos receberam produtos específicos para cada material, como bronze, ferro e mármore. Para a remoção das pichações foram usadas técnicas modernas, uma proteção anti-pichação, que não danificam o aspecto original das esculturas.

A reinauguração da Praça Ramos de Azevedo está marcada para o próximo sábado, dia 16 de dezembro.

Destaques para a Fonte dos Desejos, uma escultura em bronze com autoria de Luigi Brizzolara (Chiavari, 1868 - Gênova, 1937).

Curiosidade histórica: A Praça Ramos de Azevedo, já denominada Esplanada do Teatro, foi concebida desde o início com um chafariz instalado na parte mais elevada da encosta que, com a instalação do conjunto escultórico em homenagem a Antonio Carlos Gomes, recebe elementos decorativos que fazem dela um dos principais cartões postais da cidade. Entre eles, tem destaque um conjunto de três impetuosos cavalos alados que arrastam a Glória do Brasil através dos oceanos.

Em 1957, o prefeito Adhemar de Barros recebeu a escritora italiana Mercedes La Valle, que lhe entregou um frasco contendo água da Fontana di Trevi, de Roma. Durante cerimônia no Monumento a Carlos Gomes, o prefeito despejou a água na fonte, como num ato de batismo, dando-lhe o nome de Fonte dos Desejos.

Além da Praça Ramos de Azevedo, a Italia per San Paolo colaborou com a requalificação da Praça Cidade de Milão, na região do Parque do Ibirapuera.

A área foi construída para comemorar o conceito de cidades irmãs entre Milão e São Paulo, pactuado em 1962. Como elemento central, a Praça possui uma fonte ladeada por réplicas de quatro estátuas do gênio renascentista Michelangelo. A fonte foi restaurada, ganhando novo projeto luminotécnico e um novo entorno.

 

O site http://www.italiapersanpaolo.com.br/ faz contagem regressiva para a reinauguração da Praça Ramos de Azevedo.

 

Programa de entrega das obras de requalificação da Praça:

15h00 coquetel de boas vindas e concerto no Teatro Municipal para convidados

17h30 solenidade de entrega das obras na Praça Ramos

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.