Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Prefeitura, Governo do Estado e Iniciativa Privada: está surgindo uma Aliança pelo Centro Histórico
Numa parceria inédita, a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado e a Iniciativa Privada, esta última articulada pela Associação Viva o Centro, se unem para dar qualidade total ao Triângulo Histórico - área que tem como vértices a Praça da Sé e os Largos São Bento e São Francisco. Está surgindo a Aliança pelo Centro Histórico.
Triângulo Histórico: Qualidade Total nos serviços públicos, 24h por dia, 7 dias por semana
Melhoraram significativamente em quantidade e qualidade os serviços públicos prestados à população no Centro de São Paulo pela Prefeitura, por intermédio da Subprefeitura da Sé, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Ilume, Limpurb e GCM, e pelo Governo do Estado, com a Polícia Militar e Polícia Civil. O Centro está mudando para melhor, e muito.
No entanto, boa parte da população da cidade não sabe disso ou não percebe isso claramente. Ela sabe que esforços estão sendo feitos, mas ainda tem do Centro a imagem de uma área decadente, perigosa, suja, cheia de camelôs, mal iluminada e com uma enorme população de rua desassistida.
Com isso, muitas pessoas não aproveitam todo o potencial do Centro, seus atrativos culturais e de entretenimento, seu comércio. Empreendedores deixam de investir na área. Para mudar essa situação é que está nascendo a Aliança pelo Centro Histórico. A estratégia desse programa assenta-se em dois pontos:
1) assegurar qualidade total, 24 horas por dia, 7 dias por semana aos serviços de assistência a pessoas em situação de rua, segurança, limpeza, iluminação, manutenção de pisos e áreas verdes, controle do uso indevido do espaço público, poluição visual e sonora. inicialmente numa área piloto, no caso a do Triângulo Histórico. Essa área, apesar de muito pequena - apenas 2% da área da Subprefeitura da Sé - é considerado o espaço mais emblemático da cidade (leia mais Por que o Triângulo?). Paulatinamente, esse padrão de qualidade será estendido a áreas contíguas ao Triângulo, até abranger todo o Centro (Distritos Sé e República).
2) divulgar amplamente essa condição, convidando a população a freqüentar a área. Para isso, as ações governamentais devem ser absolutamente integradas e obter a adesão da comunidade local. Conquistar essa adesão será o grande trabalho da Aliança pelo Centro Histórico.
O êxito da Aliança pelo Centro Histórico deverá reforçar as demais ações de requalificação que a Prefeitura e o Estado vêm empreendendo em outras áreas como as da Nova Luz e Parque D. Pedro, e em equipamentos culturais como o Teatro Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade.
Leia Mais
Aliança pelo Centro Histórico: por que o Triângulo?
Centro vai experimentar idéia inovadora de gestão de espaço público
Atribuições dos parceiros - Aliança pelo Centro Histórico
Aliança contará com 19 Ações Locais
Editorial - Aliança: pacto que fará história
|