Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Prefeitura e HC em convênio pela população de rua

Prefeitura e HC em convênio pela população de rua

31/07/2008

 

Prefeitura e HC em convênio pela população de rua

 

Na quarta-feira (30/9), a Prefeitura de São Paulo e o Hospital das Clínicas, por intermédio de seu Instituto de Psiquiatria, assinaram convênio que permitirá um levantamento do número de pessoas adultas em situação de rua na cidade que são portadoras de transtorno mental e, a partir daí, desenvolver um projeto de reintegração dessas pessoas à sociedade.

 

O levantamento começará em setembro, com prazo de conclusão em 12 meses. O Instituto de Psiquiatria fará o planejamento e o trabalho de campo, sendo responsável integralmente pelos recursos técnicos e operacionais para garantir a qualidade das informações.

 

Os objetivos são: diagnosticar a incidência de transtornos mentais da população adulta

de rua no município, quantificar a freqüencia dos transtornos mentais, verificar o padrão de uso de álcool e drogas e meios de obtenção, suicídio e tentativa de suicídio nesta população, vitimização e violência contra a população de rua e necessidade e usos de serviços.

 

O trabalho faz parte da primeira etapa do Projeto de Repúblicas Terapêuticas, da Secretaria Municipal de Saúde, que terá casas para abrigar de 15 a 20 moradores em situação de rua para tratamento de transtornos mentais. A pesquisa utilizará o sistema de amostragem, por meio de entrevistas com 500 pessoas adultas usuárias ou não dos

equipamentos (albergues e moradias provisórias) da rede de proteção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento (SMADS).

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.