Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Programação de dança do Teatro Itália
O Teatro Itália divulgou sua programação de espetáculos de dança, desta quarta-feira (13/6) até 21/6. Confira:
13/6, às 21h - ?Tao? Criação, direção e coreografia: Henrique Schüller O Tao no ideograma chinês é representado pelos conceitos: cabeça e caminhar, isto é, caminhar com consciência. A concepção dos orientais de um mundo polarizado, é um artifício para indicar o caminho do meio onde a oposição cessa de existir, onde as diferenças não são sinônimos de conflito e sim de mobilidade e tensão entre os fenômenos. Transpondo estes conceitos para o movimento, a coreografia TAO se desenvolve num caminhar contínuo. Ao traçar percursos no espaço o bailarino/personagem constrói uma paisagem virtual na qual seu corpo se insere. O espaço aparece como forte elemento dramático, estabelecendo com o corpo do bailarino um diálogo de dinâmicas contrastantes de movimento. A construção desta peça coreográfica é baseada nos conceitos sobre corpo, forma, dinâmica e espaço de Rudolf von Laban em seu Sistema de Análise do Movimento. E é à luz do sistema, que neste trabalho foram realizadas apropriações e tranformações de diversos elementos das danças tradicionais, técnicas corporais, símbolos e sígnos de algumas culturas do oriente. O símbolo gráfico do Tao ? um círculo formado por duas espirais concêntricas, cada uma possuindo em si o princípio da espiral oposta ? é o suporte do resultado formal desta dança. A presença dos giros dos dervishes na coreografia ? usados como prática de meditação pelos adeptos da filosofia sufi, proveniente da Turquia ? é um exemplo do padrão circular e das espirais que permeiam todo o trabalho.
15 e 16/6, às 21h, e 17/6, às 18h ? ?Valsa Crua? Concepção geral e direção: Patrícia Werneck Contemplado pelo PAC/2006 - Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado de São Paulo. O espetáculo é o resultado de um encontro. ?Valsa?, porque não se dança sozinha, e ?Crua?, por ser calcada na essência.
20/6, às 21h ? ?Quelé ? Mãe de Todos Nós? Criação e Interpretação: Cris Marcondes ?Quelé? tem como proposta trabalhar com alguns dos cantos, jongos, vissungos e sambas que a grande artista Clementina de Jesus cantava. A meta é unir o canto de Clementina à dança e aos diversos sons percussivos que a música brasileira de raiz possui, além de homenagear umas das mais importantes figuras do samba e da música popular brasileira. Conhecida como a rainha Quelé ou Ginga, foi reconhecida internacionalmente e nos deixou uma grande herança cultural ao resgatar, adaptar e gravar músicas da cultura popular.
Serviço Teatro Itália, subsolo, Edifício Itália Avenida Ipiranga, 344 Qua, sex e sáb, às 21h Dom, às 18h Tel. (11) 2189-2555 Info.teatrodedanca@apaa.org.br R$ 10,00 (meia-entrada) Metrô República
|