Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Promotoria Comunitária do Centro foi um dos temas da reunião do CSO das Ações Locais

Promotoria Comunitária do Centro foi um dos temas da reunião do CSO das Ações Locais

24/03/2010

24/03/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Promotoria Comunitária do Centro foi um dos

temas da reunião do CSO das Ações Locais

 

Renato Leary

Presidentes das Ações Locais discutiram sobre promotoria comunitária

Na segunda-feira (23/3), três temas monopolizaram a reunião do Conselho Superior de Orientação das Ações Locais (CSO), no auditório da Viva o Centro. Os presidentes das Ações Locais concordaram em elaborar diagnósticos de suas microrregiões para apresentar ao subprefeito da Sé, Nevoral Bucheroni, na próxima reunião do CSO, discutiram a proposta de criação da Promotoria Comunitária do Centro e falaram sobre a interação entre a Aliança pelo Centro Históricos e as 19 Ações Locais do Triângulo Histórico.

 

A coordenadora de Apoio às Ações Locais, Terezinha Santana, demonstrou satisfação ao lembrar que algumas reivindicações feitas ao subprefeito Bucheroni, na reunião passada, já foram atendidas: "Fiquei muito feliz ao passar pela Praça Roosevelt e ver que agora há lixeiras no local. Há quantos anos não víamos isso ali.".

 

Foi apresentado aos presidentes das Ações Locais um documento que deverão preencher com o diagnóstico sobre os problemas e os pontos positivos de suas respectivas microrregiões. Uma vez preenchido, esse documento será protocolado e encaminhado à Subprefeitura Sé: "É importante nos concentrarmos nesse projeto e apresentarmos um diagnóstico competente de nossa realidade", disse a coordenadora.

 

Promotoria Comunitária

 

A Promotoria Comunitária do Centro, entre outras atribuições, teria como objetivo aproximar o Ministério Público das entidades presentes na região e de representá-las em suas demandas ao poder público municipal e estadual. Antonio de Souza Neto, presidente da Ação Local Paissandu, contou como esse projeto já funcionou em outros bairros: "A Promotoria Comunitária foi implantada em Santo Amaro e essa proximidade da população ao Ministério Público fez diminuir a criminalidade no local".

 

A apresentação da proposta de criação da Promotoria Comunitária do Centro, ao lado das já atuantes Promotorias de Direitos Humanos, Habitação e de Meio Ambiente no Ministério Público, foi feita na primeira sessão do debate sobre Gestão do Centro, na Câmara Municipal, em 17/3. Na manhã desta terça (24/3), durante a última sessão do debate, o assunto deverá continuar em pauta.

 

A perspectiva de criação da nova Promotoria levou as Ações Locais presentes na reunião da segunda (22/3) a pensarem em dar contribuições, a partir de um diagnóstico em suas áreas de atuação, para formar um painel sobre a questão do lixo no Centro.

 

Aliança pelo Centro Histórico

 

A reunião teve a presença do coordenador da Aliança pelo Centro Histórico, José Orlando do Santos, ele explicou o trabalho realizado nas regiões da Sé, São Bento e Largo São Francisco: "A Aliança tem à sua disposição 18 agentes, ou zeladores urbanos, que circulam pela região e fazem registros dos problemas encontrados, como buraco nas ruas, presença de camelôs etc. Eles comunicam o problema encontrado à central da Aliança, na Rua da Quitanda, 80, e esta imediatamente envia mensagem pela internet às autoridades responsáveis para que providenciem a solução", explicou José Orlando.

 

A ideia é que haja uma interação permanente entre a Aliança e as Ações Locais presentes no Triângulo Histórico: "Com os zeladores urbanos atuando, as Ações Locais terão uma preocupação a menos com problemas de zeladoria urbana e poderão se concentrar em projetos sociais, culturais, educativos", exemplifica Terezinha.

 

Os presentes deixaram a reunião animados com os projetos estabelecidos pela Viva o Centro, pois, acreditam que cobrando as autoridades e com muito trabalho, conseguirão melhorias para cada microrregião das Ações Locais

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.