Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Prédio Histórico no Centro de São Paulo abriga nova agência da Caixa
A 3ª nova unidade da Caixa Econômica Federal no Centro de São Paulo foi inaugurada na segunda-feira (20/6), no Edifício Malvina Chammas Curi, à Rua Álvares Penteado, 195.
O prédio, construído em 1911, foi projetado por Ramos de Azevedo, o mais importante e prestigiado construtor paulistano do início do século XX. Tem a fachada tombada pelo Patrimônio Histórico e linhas clássicas características do Centro Histórico de São Paulo, que abriga sedes e/ou grandes agências de bancos, corretoras de valores, a Bovespa e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).
O restauro do Malvina Chammas Curi, a cargo do Escritório de Arquitetura, Planejamento e Design Cury, Rolim, de Rosis, com obras executadas pela Construtora Miguel Curi, envolveu a aprovação em três órgãos: Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Sempla) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
O trabalho devolveu à fachada do imóvel as características das edificações históricas do Centro. Todos os detalhes da pintura original, além dos elementos artísticos em ardósia, peças em granito e em cobre foram observados. Internamente, também foi feita a recuperação de colunas e paredes em mármore aurora pérola. Antiga sede do Banco Ítalo-Belga, o prédio tem 2.105 |